Debates e movimento estudantil marcam agenda de Luciana
A deputada Luciana Santos cumpriu uma agenda intensa nesta terça-feira (6), na Câmara dos Deputados. Além das reuniões na Comissão Mista de Orçamento, onde analisam os relatórios setoriais da proposta orçamentária 2012, a deputada participou de reuniões, audiências públicas e atos políticos
Publicado 09/12/2011 11:05 | Editado 04/03/2020 16:57
A deputada fez parte da audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia sobre o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), e atendeu militantes do movimento estudantil para discutir Plano Nacional de Educação (PNE), destinação de 10% do PIB para a Educação, Estatuto da Juventude e reserva do Fundo do Pré-Sal para a Educação.
No gabinete, Luciana recebeu ainda a visita da presidenta eleita da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES). Manuela Braga veio agradecer a participação da conterrânea no 39º Congresso da UBES e antecipar o convite para sua posse. Ela disse que a presença da deputada pernambucana será motivo de orgulho e uma motivação a mais para a luta cotidiana.
No plenário a deputada parabenizou o movimento estudantil pelo movimento Ocupe Brasília. Se dirigindo aos mais de trezentos estudantes que participam do movimento, à União Nacional dos estudantes (UNE), à União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), e à Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG), Luciana disse que “este movimento de ousadia consequente em defesa da educação honra a história do movimento estudantil e enche de orgulho a todos nós”. Ela pediu, ainda, que o manifesto do movimento fosse registrado nos anais da Câmara.
Após acompanhar parte do debate sobre o PNE na Comissão de Educação e Cultura, a deputada visitou o acampamento dos estudantes na Esplanada dos Ministérios. Ladeada pelos deputados Assis Melo e Manuela D’Ávila, ambos do PCdoB/RS, a pernambucana cumprimentou os estudantes e falou sobre a importância simbólica daquele momento. Ela ressaltou que o momento da economia e do desenvolvimento brasileiro pedem essa postura de reivindicação dos movimentos sociais, e disse que o movimento estudantil brasileiro tem grande responsabilidade na construção da justiça social.
Para encerrar o dia de atividades Luciana participou de jantar em homenagem a Haroldo Lima, presidente da Agência Nacional de Petróleo (ANP), que deixa o cargo no próximo dia 11 de dezembro. O ato foi organizado pela liderança da bancada comunista na Câmara dos Deputados e reuniu parlamentares, dirigentes e amigos do homenageado.
Fonte: Site da Deputada