Sem categoria

Embaixadores dos EUA, França e Alemanha retornam à Síria

Diplomatas haviam deixado o país no último mês de novembro em meio à ofensiva internacional contra o país.

Os embaixadores dos Estados Unidos, França e Alemanha estão de volta à Síria. Os diplomatas haviam deixado o país no último mês de novembro em meio à ofensiva internacional contra o país.

Na ocasião, os governos dos três países chegaram a pedir que seus cidadãos deixassem a Síria até que os confrontos entre o governo e a população cessassem.

As informações são da agência de notícias Cham Press, que citou um servidor público da embaixada norte-americana. Segundo ele, o chefe dos EUA no país, Robert Ford, retornou às suas funções. Além disso, a embaixada norte-americana, segundo o funcionário, teria de condições de garantir a segurança de sua equipe.

Na última quarta-feira (7) o presidente sírio, Bashar al-Assad concedeu entrevista à emissora de televisão norte-americana ABC e afirmou que não mandou as forças de segurança do país dispararem contra supostos manifestantes.

“Não se mata a sua população. Nenhum governo no mundo mata o seu próprio povo, a menos que seja dirigido por um louco”, disse Assad.

Como era de se esperar, a Casa Branca comentou as declarações de Assad alegando que elas "não são dignas de crédito" e continuou acusando o governo sírio de contrariar as observações da comunidade internacional.

A Síria aceitou a determinação da Liga Árabe para que o país recebesse observadores internacionais, mas um acordo oficial a respeito do assunto ainda não foi assinado pelas duas partes.

Com agências