Sem categoria

Dilma faz balanço positivo da relação do Congresso com o governo

A relação entre o Congresso e o governo federal foi muito positiva nesse primeiro ano. É esta a avaliação da presidente Dilma Roussef. Na reunião da coordenação política do governo, nesta segunda-feira (12), foi feito um balanço dos trabalhos no legislativo, além das expectativas de votações ainda para 2011.

“A presidenta está profundamente satisfeita com os trabalhos. É importante encerrarmos o ano com essa parceria tão positiva entre governo e Congresso Nacional. Outros governantes não têm tido dos seus parlamentos o apoio e a parceria que a presidenta Dilma tem tido”, disse a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, após deixar a reunião de coordenação.

O líder do PCdoB na Câmara, Osmar Júnior (PI), também faz uma análise positiva da relação entre o governo e o Congresso no primeiro ano com Dilma presidente. “O balanço é positivo, pois conseguimos encaminhar bem as votações. Foi estabelecido um método democrático. Em assuntos de maior relevância, o governo realizou consultas prévias sobre a base antes de enviar os projetos”.

Osmar cita como exemplo a votação do aumento do salário mínimo, em que o governo enviou uma minuta com a proposta, para que fosse discutido antes da elaboração do projeto. “Essa forma de construção permite um grau maior de unidade da base. Nesse caso, permitiu-se que aprovasse um projeto que estabelece uma política que garante ganhos reais para o salário”.

2011

O governo espera que sejam votados ainda este ano temas pelos quais tem interesse, como a proposta de emenda à Constituição (PEC) que prorroga a vigência da Desvinculação de Receitas da União (DRU) até 31 de dezembro de 2015, que ainda precisa ser analisada em segundo turno na Câmara, e o Orçamento Geral da União para 2012. Outras propostas consideradas importantes são a Lei Geral da Copa, o Fundo de Previdência Complementar dos Servidores Públicos Federais e o novo Código Florestal.

Sobre o Código Florestal, a ministra Ideli disse que o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP) colocou, durante a reunião, a possibilidade de encerrar a votação da matéria ainda este ano.

“Há um sentimento de ampla maioria de líderes da Câmara de que, dependendo das conversas podemos também encerrar a votação do Código Florestal”, destacou a ministra. "A possibilidade de votar o Código Florestal vai ser um encerramento com chave de ouro dos trabalhos do Legislativo", completou.

De Brasília,
Kerison Lopes com informações da Agência Brasil