Sem categoria

Novos ministros do Peru prestam juramento

Os onze novos ministros do governo do Peru prestaram seu juramento após uma reforma ministerial realizada pelo presidente, Ollanta Humala, cinco meses depois de assumir o cargo. Os juramentos dos novos altos funcionários do governo peruano foi prestado em uma cerimônia ocorrida ontem à noite.

O militar reformado Oscar Valdés Dancuart e então ministro do Interior assumiu a chefia do Gabinete ministerial 24 horas após a inesperada renúncia de seu antecessor, Salomón Lerner.

Também prestaram juramento ontem os novos ministros Luis Ginocchio, da Agricultura; Juan Federico Jiménez Mayor, da Justiça e Direitos Humanos; Ana Jará Velasquez, da Mulher e Desenvolvimento Social; Daniel Lozada Casapía, do Interior; Luis Alberto Otárola, da Defesa; Luis Peirano, da Cultura; José Andrés Villena Petrosino, do Trabalho e Promoção do Emprego; José Urquizo, de Produção; Jorge Merino, de Energia e Minas; e Manuel Pulgar Vidal, do Meio Ambiente.

Humala ratificou em seus cargos os ministros da Economia, Luis Miguel Castilla; de Comércio Exterior e Turismo, José Silva Martinot; de Saúde, Alberto Tejada; de Educação, Patricia Salas; de Transportes, Carlos Paredes; de Desenvolvimento e Inclusão Social, Carolina Trivelli; e de Habitação, René Cornejo.

Lerner renunciou ao cargo e deu abertura para que Humala realizasse as mudanças que achasse necessárias para a gestão de seu governo.

Atualmente, o presidente peruano enfrenta diversos conflitos sociais, herdados do ex-mandatário Alan García, como os protestos contra a mineração em regiões do norte do país.

Com Ansa