Sem categoria

Occupy Wall Street: “Fechem as docas em 12 de dezembro!”

As linhas de batalha estão formadas enquanto os movimentos Occupy da Costa Oeste, de San Diego até o Alaska, exercitam o seu músculo coletivo contra os brutais ataques, coordenados em nível federal, que têm como alvo os movimentos pró-Occupy Wall Street (OWS) em todo o país.

Por Terry Kay, em odiario.info

Estão sendo organizados para 12 de dezembro bloqueios nos portos da Costa Oeste em San Diego; Los Angeles/Long Beach; Port Hueneme, Califórnia; Oakland; Portland, Oregon; Seattle; Tacoma, Washington; e, possivelmente, em mais alguns. OWS apelou também a ações de solidariedade em Nova Iorque e em localidades do interior.

O movimento pró-OWS está a alinhar-se com o mundo do trabalho e com a classe operária: os movimentos Occupy da Costa Oeste organizam-se em apoio da luta do Sindicato Internacional dos Estivadores de Cais e Armazéns (International Longshore and Warehouse Union, ILWU) em Longview, Washington. Esses trabalhadores têm em curso uma dura batalha contra a transnacional EGT, controlada pela Bunge Ltd, do cartel dos cereais que controla larga parte do comércio mundial de produtos alimentares. A EGT está a tentar quebrar o ILWU, para poder reduzir salários e destruir o sindicato.

Os movimentos Occupy Costa Oeste estão também a se alinhar com a luta dos motoristas dos portos, que se batem pelo direito a organizar um sindicato representativo. Vinte e seis deles foram despedidos em Los Angeles pelo fato de vestirem casacos com a sigla sindical Teamster. Occupy de Los Angeles e de Long Beach enfrentam a SSA, um operador de terminais portuários anti-sindical, majoritariamente propriedade de Goldman Sachs, o tristemente célebre banco de investimento de Wall Street. O presidente de Teamster, Jimmy Hoffa Jr, exprimiu publicamente o seu apoio ao movimento Occupy.

Um dos principais organizadores de Occupy LA, Michael Novick – da Ação Anti-Racista -, que está a trabalhar na acção de paralisação do porto em Los Angeles, disse ao Workers World que a sua estratégia é paralisar três objetivos principais. Declarou-nos: “Quando apresentamos à Assembleia Geral uma resolução em apoio da paralisação do porto eu estava empenhado na preparação de uma greve geral no 1º de maio de 2012 e no estabelecimento de relações com os movimentos de defesa dos direitos dos emigrantes”.

Finalmente, os movimentos Occupy Costa Oeste têm como alvo os portos enquanto centros de grande importância comercial, mostrando que podem atingir as instituições que trabalham para concentrar a riqueza do “1 por cento”, desarticulando Wall Street no cais de desembarque. É a história do militante ILWU que fornece os dentes a este ataque. Historicamente, as bases do ILWU têm apoiado combates políticos como o movimento antiapartheid, o movimento contra a guerra, a defesa da Palestina perante os ataques em Gaza, a luta no Wisconsin contra o desmantelamento de sindicatos, etc.

O “1 por cento” lançam a primeira ofensiva do seu ataque em 4 de dezembro, sob a bandeira do Porto de Oakland, com anúncios de página inteira no San Francisco Chronicle e no Oakland Tribune contra o bloqueio portuário planeado por Occupy. Têm perfeita consciência de quão poderoso se tornou este movimento, como o provou a histórica greve geral e bloqueio do Porto de Oakland em 2 de Novembro com a qual o movimento Occupy, apoiado pela base do ILWU e pelos caminhoneiros do porto, parou toda a atividade portuária.

A batalha está apenas no começo. A EGT planeia trazer um grande navio de transporte de cereais ao Porto de Longview em Dezembro ou no princípio de Janeiro para descarregar o cereal acumulado com a ajuda de trabalhadores não qualificados para a tarefa. Isto não irá suceder sem um sério conflito.

Trabalha-se no planejamento da segunda fase deste conflito. Haverá mobilização de caravanas dirigindo-se para Longview em apoio à luta do ILWU em defesa dos empregos e do seu sindicato. Os caminhoneiros em Oakland têm promovido sessões de esclarecimento para ajudar os seus membros a compreender o significado que esta luta tem para todos. A batalha está lançada!