Sem categoria

Barack Obama cada vez menos popular nos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, está cada vez menos popular entre os cidadãos do país, confirmou uma pesquisa de opinião pública nesta quarta-feira (14).

De acordo com a pesquisa, o presidente ostenta 49% de desaprovação, a menos de um ano das eleições presidenciais de novembro, nas quais buscará a reeleição.

Mesmo assim, cerca de 48% dos cidadãos respaldam sua administração, confirmou a pesquisa conjunta realizada pelo jornal The Washington Post e pela emissora televisiva ABC News.

Esses resultados contrastam com os 79% de seguidores com que contava o ex-senador por Illinois quando assumiu a presidência, em janeiro de 2009.

No entanto, o líder entre os aspirantes à candidatura pelo Partido Republicano, Newt Gingrich, concentra menos apoio que o governante, pois só 35% dos eleitores o veem com bons olhos.

Quarenta e oito por cento de seus compatriotas rejeitam o ex-líder da Câmara de Representantes, enquanto uma grande percentagem mantém-se indecisa com relação a brindar-lhe seu apoio.

Ainda que recentemente tenha sido anunciada uma discreta recuperação da taxa nacional de desemprego, agora em 8,6%, o estudo apontou que três em cada quatro cidadãos considera que o país "anda por mau caminho" como consequência dos embates da crise econômica e financeira.

Uma pesquisa anterior da empresa especializada Gallup divulgou na terça (13) que o chefe de governo se encontrava atrás de Gingrich e do outro líder da disputa republicana, o ex-governador de Massachussets Mitt Romney, em estados fundamentais para as eleições de 2012.

Ambos superam o presidente em Colorado, Flórida, Iowa, Michigan, Nevada, New Hampshire, Novo México, Carolina do Norte, Ohio, Pennsylvania, Virgínia e Wisconsin. Indicou, além disso, que Obama está atrás do ex-governador de Massachusetts, 43 contra 48%, e também perde com o ex-presidente da Câmera, 45 a 48%.

As eleições gerais nos Estados Unidos acontecerão na terça-feira, 6 de novembro de 2012, quando votarão para a escolha dos próximos presidente e vice-presidente do país, ocasião na que Obama poderá se reeleger pela última vez para outros quatro anos à frente da administração.

No mesmo dia, serão eleitos 33 senadores, a totalidade da Câmara de Representantes (435 deputados), 11 governadores e vários legisladores estaduais.

Fonte: Prensa Latina