Deputado lembra 121 anos de Picos em discurso

 Osmar disse que Picos é uma das cidades que mais cresce no Piauí.

Osmar Júnior
Os 121 anos de emancipação política da cidade de Picos foram lembrados pelo deputado federal Osmar Júnior durante discurso na Câmara Federal. Ele exaltou a cidade modelo, que possui a segunda maior arrecadação de ICMS do Piauí e destacou o comércio pujante que atrai moradores de todas as cidades circunvizinhas.

" A cidade pólo recebe diariamente centenas de pessoas de municípios próximos, que se deslocam até Picos para resolver problemas bancários, fazer compras e até mesmo passear", diz ele.

Osmar fez questão de lembrar que Picos é a cidade mais desenvolvida economicamente da região centro-sul. O município é cortado pela BR-316 (ou rodovia transamazônica), BR-407, BR-230 e fica próxima a BR-020. "Isso lhe confere uma posição geográfica privilegiada que ajuda na circulação.de riquezas e estimula o comércio local", afirma.

Veja o discurso na íntegra.

DISCURSO N° 6850, DE 2011.

Senhor Presidente,

Senhoras e Senhores Deputados,

Venho aqui hoje me congratular com os moradores da cidade de Picos, que completou nesta segunda-feira (12) 121 anos de emancipação política. Picos, que também é conhecida como cidade-modelo, possui a segunda maior arrecadação de ICMS no Piauí. De economia pujante, é uma cidade pólo que recebe diariamente centenas de pessoas das cidades vizinhas, que se deslocam ao município para resolver problemas bancários, fazer compras e até mesmo passear.

É a cidade mais desenvolvida economicamente da região centro-sul. Cortada pela BR-316 (ou rodovia transamazônica), BR-407, BR-230 e a proximidade com a BR-020 lhe conferem uma posição geográfica privilegiada que ajuda na circulação de riquezas e estimula o comércio local. O município é um dos maiores produtores de mel do país. O produto é puríssimo e isso tem possibilitado a conquista do mercado nacional e internacional.

Picos, que ganhou este nome por causa dos montes picosos que cercam a cidade, teve origem a partir das fazendas de gado. Os primeiros fazendeiros que se instalaram na região nos idos de 1740 vieram de Portugal trazendo algumas cabeças de gado e escravos. Instalados às margens do rio guaribas, que corta o município, aproveitaram o solo fértil da região e investiram na agropecuária.

A construção da capela de Nossa Senhora da Conceição em 1754 pelo sertanista, Antônio Borges Leal Marinho foi o marco inicial de seu povoamento. Neste período Picos pertencia ao município de Oeiras. A emancipação aconteceu no ano de 1890, no governo do Barão de Uruçui. De lá para cá picos se firmou com um dos mais prósperos municípios do Piauí, contribuindo com o desenvolvimento do estado tanto econômica quanto politicamente.

De povo valente e trabalhador, Picos está de parabéns pelo grande patrimônio humano que possui. A esta cidade que é modelo para todos nós piauienses, o meu forte abraço e a certeza do meu empenho em contribuir sempre e mais com o seu desenvolvimento.

Era o que tinha a dizer.

Deputado Federal Osmar Júnior

PCdoB/PI