Ministério Público fortalece democracia, diz Lucia Antony

Ao longo dos últimos anos, o Ministério Público consolidou sua posição de guardião das leis, fortalecendo a democracia e sua credibilidade perante a sociedade. A avaliação foi feita pela vereadora Lucia Antony (PCdoB), nesta quarta-feira (14/12), durante a tribuna popular solicitada pela parlamentar comunista para comemorar o Dia Nacional do Ministério Público.

“Hoje, o Ministério Público ganhou o respeito da população brasileira porque cumpre um papel fundamental de garantir os direitos coletivos. A instituição tem a confiança do povo que, antes de procurar o advogado ou a Defensoria Pública, busca o auxílio do Ministério Público para valer seus direitos”, enfatizou.

O Procurador-Geral de Justiça, Francisco Cruz, destacou que o Ministério Público tem sido parceiro da sociedade, salientado que o órgão se fez presente quando precisou dar respostas aos clamores da população. “A sociedade só acredita em alguém que de fato possa ser protetor de seus direitos. Nosso compromisso é continuar regando esta planta para no futuro a sociedade possa continuar nos respeitando e sermos merecedor deste respeito”, afirmou.

Por sua vez, a desembargadora do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Socorro Guedes, ressaltou o papel fundamental desempenhado pela Constituição Federal de 1988 no fortalecimento do trabalho do Ministério Público quando aumentou o leque de atribuições concedidas à instituição. “O Ministério Público correspondeu ao trabalho se tornando hoje o protetor da sociedade”, frisou Socorro Guedes, que já chefiou a instituição antes de ser eleita desembargadora do TJAM.

Na data, 14 de dezembro, é comemorado em todo o país o Dia Nacional do Ministério Público, como definido no artigo 82 da Lei Orgânica Nacional do Parquet (Lei nº. 8.625/93).

De Manaus,
Anwar Assi