Sem categoria

Renúncia de político alemão sacode coalizão governamental

A coalizão governamental alemã sofreu um revés nesta quarta-feira (14) com a repentina renúncia do secretário-geral do Partido Liberal (FDP), Christian Lindner, um dos integrantes minoritários da aliança dirigida pela chanceler Angela Merkel.

Ao dirigir-se por escrito à imprensa, Lindner afirmou que deixava "livre" seu posto para tornar possível um "novo dinamismo" dentro de sua formação, que passa por uma crise grave de popularidade.

"Isso é demonstrado pelos acontecimentos dos últimos dias", afirmou o político de 32 anos depois de um encontro com o presidente do FDP, o vice-chanceler federal e ministro de Economia, Philipp Roesler.

Segundo meios de comunicação alemães, as relações entre Lindner e Roesler eram muito tensas em vários aspectos.

Ambos receberam duras críticas nesta semana dos membros da própria formação, que se opõem à união do país ao mecanismo europeu de estabilidade financeira.

De acordo com pesquisas recentes, caso se celebrassem eleições neste momento, os liberais obteriam um apoio inferior a cinco por cento, percentagem insuficiente para obter espaço no Bundestag (Parlamento).

O FDP perdeu este ano a grande maioria das eleições regionais a nível dos estados federados.

Observadores políticos afirmam que, de fato, não é a crise financeira e econômica a que põe em risco a sobrevivência do governo conservador-liberal de Merkel, mas sim a crise do liberalismo.

A Alemanha celebrará eleições gerais em 2013 e, se não superar os prognósticos, este partido governamental poderia sofrer o pior golpe nessas eleições.

Fonte: Prensa Latina