Recife sediará encontro internacional sobre aquecimento global

O secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, Sérgio Xavier, reuniu-se terça-feira (13), em Veneza, Itália, com o diretor do projeto Mose (Consorcio Nova Veneza), Giovanni Cecconi, e visitou as obras de instalação das comportas submersas que vão proteger Veneza da elevação do nível do mar. É um projeto de 5,5 bilhões de euros que ficará pronto em 2020. A programação faz parte da parceria formalizada entre a Semas e o Ministério do Meio Ambiente italiano.

“Com o aquecimento global e as chuvas intensas previstas pelas mudanças climáticas, Recife é considerada uma das cidades mais vulneráveis do mundo, segundo o Painel do Clima da ONU (IPCC)”, disse Sérgio Xavier.

Visando chamar atenção da sociedade mundial para os riscos do aquecimento global e seus impactos em cidades localizadas em zonas estuarinas (pontos de encontro de rios com o mar), o secretário Sérgio Xavier está articulando um Encontro internacional no Recife, previsto para ocorrer um pouco antes da Rio+20, com participação das principais cidades do mundo que estão em situação de vulnerabilidade com o aquecimento global e a consequente elevação das marés.

O “AquaCities” (Cidades Aquáticas), nome provisório, deve reunir representantes de Veneza, Amsterdam, Nova Orleans, Daca, Recife entre outras cidades que vivem problemas similares. “Objetivo é destacar os problemas e as possíveis soluções relacionadas ao clima e aos ciclos das águas na convenção de 2012 da ONU (Rio+20), e colocar Recife na agenda internacional, aproveitando para divulgar as belezas, a cultura e a história da nossa capital”, enfatiza Sérgio Xavier.

Das 33 cidades que deverão ter mais de 8 milhões de habitantes até 2015, 21 são altamente vulneráveis aos efeitos da mudança climática, como a elevação do nível dos oceanos, diz o Instituto Worldwatch. Entre elas estão Daca, em Bangladesh; Buenos Aires; Rio de Janeiro; Xangai e Tianjin, na China; Alexandria e Cairo, no Egito; Mumbai, na Índia; Jacarta, na Indonésia; Tóquio, no Japão; Lagos, na Nigéria; além de Nova York e Los Angeles (EUA). O instituto cita estudos patrocinados pelas nações Unidas e outras entidades. Recife aparece entre os 100 pontos mais críticos.

Nesta quarta (14) o secretário Sérgio Xavier reúne-se com dirigentes da secretaria de Meio Ambiente da prefeitura de Veneza para conhecer sistema de tratamento de esgoto, coleta de lixo e mobilidade aquática. Tudo isso está no contexto do termo de parceria assinado recentemente em Nova York por Sergio Xavier, representando o governador Eduardo Campos, e o ministro do meio ambiente da Italia, Corrado Clini.

Fonte: Governo de Pernambuco