Sem categoria

Dilma comemora parceria dos estados com Brasil Sem Miséria

Na cerimônia de pactuação do Plano Brasil sem Miséria com os governadores da Região Centro-Oeste, nesta sexta-feira (16), em Brasília, a presidenta Dilma Rousseff disse que somente a união do governo federal com os estados e municípios será capaz de erradicar a pobreza extrema no Brasil. Com a reunião centro-Oeste, o governo federal fecha as parcerias no plano com todos os estados brasileiros.

Dilma comemora parceria dos estados com Brasil Sem Miséria - Presidência da República

Para a presidente Dilma, os primeiros números apresentados pela execução do plano e as parcerias apontam para avanços no próximo ano. Ela disse que a busca ativa já identificou 407 mil famílias na extrema pobreza que serão beneficiadas pelo programa.

“Em 2012 vamos fazer mais do que isso. É disso que estamos falando. Tivemos que colocar o bloco na rua e o bloco está na rua, por isso sabemos que podemos fazer muito mais; e concluída a parceria com os governadores, podemos fazer muito mais ainda”, afirmou Dilma, lembrando que o universo total de alcance do plano é de 16 milhões de pessoas.

E assinalou a importância da união entre governadores de partidos de oposição, como o governador tucano de Goiás, Marconi Perillo, que agradeceu a presidente por transformar em ações os compromissos anunciados no dia da posse.

Dividindo responsabilidades

Dilma explicou que “completada a união entre todos os estados, agora é possível fazer a unificação dos cartões, característica marcante do programa, porque é um programa de Estado a medida que governadores de partidos diferentes podem conviver sobre o mesmo programa, dividindo a responsabilidade do projeto”.

Perillo elogiou a posição da presidente, que tem sido coerente entre o discurso e a prática de fazer um governo republicano. E destacou que, ao transformar os benefícios aos pobres de distribuição de cesta básicas em recursos financeiros por meio de cartão magnético utilizado nos bancos, o programa transforma o beneficiário de mendigo em cidadão.

Todos os quatro governadores da região – Agnelo Queiroz, do Distrito Federal; André Puccineli, do Mato Grosso do Sul; Silval Barbosa, governador do Mato Grosso e Perillo – discursaram e destacaram a importância do reforço do Plano Brasil Sem Miséria às ações dos estados no combate à pobreza.

O representante da comunidade quilombola Kalunga, do município de Cavalcante (GO), Jorge Moreira de Oliveira, leu um discurso, em que agradeceu a presidente pelos programas de combate a fome no país, destacando o Luz para Todos, que permitiu a ele estudar à noite e completar o ensino fundamental.

Ele pediu a recuperação da saúde de Lula, lembrando que o ex-presidente visitou a comunidade dele em 2002, e aproveitou a ocasião para convidar a presidente Dilma para também visitar a comunidade. Ao final do discurso, ele e a agricultora familiar Valdenice Duarte, de Uirapuru (GO), entregaram sementes de milho crioula à presidente Dilma como presente de aniversário.

Mais facilidades

Na solenidade, foram assinados convênios do governo federal com os estados em ações de transferência de renda e fortalecimento da agricultura familiar; parceria com os supermercados e estímulo à preservação ambiental. As ações visam retirar da extrema pobreza um pouco mais de meio milhão de brasileiros que vivem na região. A região Centro Oeste é a maior em extensão e com menor índice de pobreza do que as outras regiões. Para a presidente Dilma, “mais facilmente atingiremos as metas”.

A região, caracterizada como fronteira agrícola, a presidente Dilma destacou a Bolsa Verde, que faz parte do conjunto de ações do Plano, como prova do compromisso do Brasil com o desenvolvimento e a preservação. “Somos um país com condições de tirar os brasileiros da pobreza, que consuma e seja capaz de produzir”, afirmou a Presidente.

De Brasília
Márcia Xavier