Sem categoria

Fiocruz desenvolve bioinseticida para combater dengue

Um bioinseticida desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) promete ser uma importante arma no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, em 2012. Fruto de pesquisas realizadas durante 10 anos, será produzido na forma de comprimidos a serem dissolvidos nas caixas d'águas e em apresentações maiores para açudes e reservatórios.  

A cientista Elizabeth Sanches, que trabalha na Farmanguinhos, unidade da Fiocruz responsável pela produção de medicamentos, foi quem coordenou as pesquisas que utilizaram o Bacillus thuringiensis e do Bacillus sphaericus como base do bioinseticida.

“No caso da dengue domiciliar, é recomendável a utilização do comprimido hidrossolúvel. O produto tem duas ações concomitantes: paralisa os músculos da boca e do intestino da larva e causa infecção generalizada nela”, explicou Elizabeth, engenheira bioquímica e bióloga.

Ela garante que o bioinseticida não apresenta qualquer risco para o meio ambiente. “Nós fizemos todos os testes referentes a impacto ambiental e toxicologia da formulação em animais de sangue quente, inclusive. Temos a segurança dos produtos que desenvolvemos, justamente por serem aplicados em ambientes domiciliares", explicou a cientista.

A Farmanguinhos concluiu o treinamento dos funcionários da empresa farmacêutica BR3, vencedora da licitação e que deve iniciar a produção dentro de alguns meses. “A empresa acabou de ser treinada e está bem adiantada na implantação do projeto. Eu penso que no meio do ano que vem nós já tenhamos produtos dessa parceria tecnológica”.

Outros produtos

A Farmanguinhos licenciou mais dois bioinseticidas: contra a malária e contra a elefantíase. A pesquisadora disse que produtos com ações semelhantes já são utilizados em outros países, como a China, mas não podem ser simplesmente importados para aplicação no Brasil: “O produto tem que ser desenvolvido com especificidade para o local de aplicação. Justamente para podermos ajustar a formulação para aquele ambiente”.

Com Agência Brasil