Sem categoria

Fudador do Wikileaks poderá apelar sobre extradição

A Corte Suprema de Reino Unido autorizou, ontem (16), o fundador do site Wikileaks, Julian Assange, a apelar na justiça a decisão de extraditá-lo à Suécia, país onde enfrenta acusações por supostos delitos sexuais. O Wikileaks está na mira dos Estados Unidos, em especial de Washington e do Pentágono, por causa das revelações feitas pelo site de documentos sigilosos que comprometeram a diplomacia estadunidense.

A Corte Suprema de Reino Unido autorizou ontem (16) o fundador do site Wikileaks, Julian Assange, a apelar na justiça um pedido de extradição à Suécia, país onde enfrenta acusações por supostos delitos sexuais. O Wikileaks está na mira dos Estados Unidos, em especial de Washington e do Pentágono, por causa das revelações feitas pelo site de documentos sigilosos que comprometeram a diplomacia estadunidense.

Com isso, Assange poderá continuar com sua batalha legal para impedir sua extradição para Estocolmo, onde um tribunal o acusa de violação e assédio a duas mulheres, em agosto de 2010.

A Corte Suprema disse que aceitou a reclamação do editor australiano de 40 anos ao considerar o caso como "assunto de importância pública geral".

O mais alto tribunal do país indicou em um comunicado "ter estudado o recurso interposto por Julian Assange e em consequência, outorga-lhe o direito a apelar, em uma audiência de dois dias, a partir de 1 de fevereiro de 2012".

Retido em Reino Unido, Assange opõe-se a sua extradição. Ele afirma ser inocente e acusa o governo dos Estados Unidos de estar por trás do processo legal, como parte de uma vingança política.

Com Prensa Latina