Guardiola: A voz do povo é mais forte do que qualquer tribunal
O treinador do clube catalão de futebol Barcelona, Pep Guardiola, deixou de lado o esporte por alguns momentos para falar de política, ao assistir um documentários sobre os 50 anos de uma organização civil catalã que luta pelo direito dos povos da Catalunha de falar sua própria língua. Guardiola disse, sobre o documentário, que "a voz de um povo é muito mais forte do que qualquer tribunal", referindo-se a uma decisão do Tribunal Constitucional.
Publicado 23/12/2011 16:20
Longe do que é habitual, Pep Guardiola falou abertamente sobre política, e fez isso com declarações fortes. O treinador do FC Barcelona participou do documentário do programa Sense Ficció (Sem Ficção) sobre os 50 anos de Òmnium Cultural (entidade fundada em 1961 que trabalha para a promoção e normatização da língua catalã, da cultura e da identidade nacional da Catalunha) e disse que "a voz de um povo é muito mais forte do que qualquer tribunal", referindo-se à última decisão do Tribunal Constitucional sobre a Catalunha.
Guardiola também disse que "nunca entendi porque quando o povo decidiu de forma soberana, segundo o estatuto ou qualquer outra coisa, apenas quatro pessoas possam decidir se é válido ou não." "Não importa o quão constitucional ou inconstitucional que seja, a voz de um povo é superior a qualquer outra coisa", disse ele.
Guardiola também falou sobre o direito de decidir, e que "muitas pessoas teriam o direito de decidir o que o povo quer, se continuarmos como antes." Sobre a Catalunha, o treinador disse que "os países [catalães] são grandes dependendo da cultura do país. Um país culturalmente forte é um país que está vivo, que tem saúde e é são”.
Fonte: Diário Liberdade