Sem categoria

São Paulo está em estado de atenção devido à baixa umidade do ar

São Paulo entrou em estado de atenção na tarde desta sexta-feira (23), por conta da baixa umidade do ar. Em torno das 16h, a umidade era de 25%.Índices de umidade relativa do ar inferiores a 30% caracterizam estado de atenção; de 19% a 12%, estado de alerta; e abaixo de 12%, estado de emergência.

Como consequência do tempo seco, algumas pessoas podem sofrer ressecamento de mucosas do nariz e da garganta, sangramento no nariz, ter tosse, dificuldade para respirar, rinite e crises de asma e irritação dos olhos por ressecamento, com vermelhidão e sensação de areia nos olhos, entre outros sintomas.

Com umidade abaixo dos 30%, as recomendações são evitar exercícios físicos ao ar livre das 11h às 15h e umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água. A Defesa Civil também orienta permanecer em locais protegidos do sol e consumir bastante água.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da prefeitura, nas próximas horas a aproximação de uma brisa marítima traz umidade do mar, e pode levar á formação de nuvens e temporais. Há risco de queda de granizo.

Fonte: Folha Online