Sem categoria

Berlusconi responsabiliza euro por crise na Itália

O ex-primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, acusou hoje (31) o euro de ser o responsável pela crise da dívida pública pela qual passa seu país, e não seu governo, que terminou em novembro com sua renúncia.

"Apesar da manobra do governo de professores, o spread continua em níveis elevados e a crise econômica continua. Fica cada vez mais evidente a vergonha de quem apontou o meu governo com a única causa desta situação", desabafou ele em mensagem divulgada à imprensa italiana.

O ex-premier acusou o euro de ser uma "moeda anômala". "Por isso a União [Europeia] deve mudar de estratégia a apontar não só para um rigor [nos gastos], mas também para o crescimento", defendeu.

Porém, Berlusconi observou que "a Europa está dividida e incapaz de decidir, e os mercados entenderam [isso.] A isso pagam, sobretudo, os italianos", criticou.

O ex-primeiro-ministro recordou que seu governo também aprovou planos de ajuste econômico. "O meu governo fez uma manobra para ter sob controle as contas públicas e lançou reformas estruturais importantes", atestou.

Ele afirmou que deixou o governo sem estar "desacreditado", mas "apenas pelo sentimento de responsabilidade e sacrifício".

Sobre seu futuro, o ex-chefe de Governo italiano garantiu que não deixará a política. "Mas continuo em campo para dar apoio a novas gerações de políticos do PDL [Povo da Liberdade] para levar o partido à vitória nas próximas eleições", assinalou.
 
Fonte: Ansa