Sem categoria

Revolução Bolivariana é irmã inseparável da Revolução Cubana

O presidente Hugo Chávez, em nome do governo e do povo da Venezuela, felicitou Cuba neste domingo (1º de janeiro), por ocasião do 53º aniversário do triunfo da Revolução.
Em um comunicado difundido pela chancelaria venezuelana, o mandatário também agradece aos cubanos o apoio solidário de Cuba à Venezuela "no combate contra a pobreza e a exclusão" e em áreas como saúde e educação.

"O presidente da República Bolivariana da Venezuela, comandante Hugo Chávez, celebra em comunhão com o povo venezuelano o 53º aniversário do triunfo da Revolução Cubana, e felicita o presidente Raúl Castro e todos os irmãos cubanos, por ocasião das comemorações de mais um ano desta vitória fundamental para a luta dos povos pela independência, a liberdade e a igualdade.

A entrada triunfal de Fidel em Santiago de Cuba em 1º de janeiro de 1959 selou o início da gesta universal que converteu o povo cubano em um exemplo de dignidade para o mundo, em uma fonte de inspiração para os povos oprimidos e em um manancial inesgotável e incondicional de solidariedade internacional. Nós, os filhos do Libertador Simon Bolívar, jamais agradeceremos o suficiente à Cuba revolucionária por seu apoio solidário no combate contra a pobreza e a exclusão; por sua contribuição infinita à nossa saúde e nossa educação e, acima de tudo, por seu exemplo de inquebrantável dignidade, com o qual a cada dia nos ensina que o socialismo, ‘a boa e velha causa’ como a chamava Karl Marx, não é uma doutrina feita de dogmas, mas ‘a ciência do exemplo’ do qual fala Fidel.

A Revolução Bolivariana, irmã inseparável da Revolução Cubana, se enche de júbilo na alba deste ano de 2012, para desejar a todo o povo cubano, mais um ano de vitórias, de exemplos e de dignidade, e confirmar seu mais profundo sentimento de admiração e de infinita solidariedade”.

Caracas, 1º de janeiro de 2012