Sem categoria

Transplantada na China árvore com mais de quatro mil anos

Um cipreste de mais de quatro milênios mostra hoje sinais de crescimento depois de ser transplantado, segundo um regulamento da província chinesa de Shaanxi que estabelece a proteção das árvores com idades centenárias

Por Camila Carduz

Cipreste de quatro mil anos na China

Seguindo o regulamento, a esta planta, de forma piramidal e pertencente ao grupo das gimnospermas (sementes fora do fruto), como todas com mais de mil anos, foi outorgada a categoria de árvore antiga e recebe o mais alto nível de cuidado.

O exemplar foi transladado devido à construção de um projeto de canalização de águas, disse Wang Chunmei, chefe do departamento de propaganda do distrito de Huangling, citado hoje pela imprensa.

Agora novos ramos surgiram no tronco, após nove meses de conservação e manutenção.

De acordo com o funcionário governamental, o processo preliminar de transplante começou em novembro de 2009 e quase nove meses depois realizou-se a transferência.

As novas raízes capilares, vitais para o sistema radicular e que determinam a quantidade de água e minerais possíveis de serem absorvidos por uma planta, estavam nesse momento perfeitamente formadas, segundo detalharam especialistas mencionados por Wang.

Depois disso, no dia 28 de março, com a ajuda de gigantescos guindastes, caminhões, e com as raízes protegidas por uma envoltura de terra, a antiga árvore, de 450 toneladas, foi levada para sua nova localização, a 2,5 quilômetros de seu lugar de origem, processo que durou cerca de quatro horas.

As árvores antigas são consideradas na China um símbolo da eternidade e testemunhas da história deste país. A população as venera já que na crença popular afirma-se que possuem alma.

No gigante asiático é frequente observar este tipo de ações, algumas por conservação e outras para reflorestamento.

Fonte: Prensa Latina