Sem categoria

Irã e Síria negociam cooperação agrícola

O Irã e a Síria, que fortaleceram seus vínculos econômicos, analisaram caminhos vias para ativar e ampliar a cooperação na esfera agrícola, informaram na quarta-feira (4) os meios de comunicação da Síria.

As fontes dão conta de uma reunião em Damasco entre o ministro de Agricultura e da Reforma Agrária Riad Hijab e o titular adjunto iraniano deste ramo, Mohammad Reza Shafei, na qual acordaram formas de estabelecer e consolidar essa colaboração.

Citado pela agência de notícias Sana, Hijab opinou que as relações estratégicas entre Damasco e Teerã se fortalecem cada vez mais, e ressaltou a importância de ativar os acordos em matéria agrícola assinados entre as duas partes.

Em particular chamou a incrementar a cooperação nas pesquisas e no intercâmbio de experiências.

Por sua parte, Reza Shafei disse que viajou à Síria para complementar os convênios assinados e promover o aumento do volume da troca comercial entre os dois países.

O Irã e a Síria ratificaram no mês passado um acordo de livre comércio, além de outros protocolos que consolidam seus laços econômicos, em especial um para a construção de uma linha férrea que unirá o território iraniano com o Iraque através de solo sírio, o que aumentará consideravelmente o tráfego mercantil entre os três países.

Prensa Latina