Sem categoria

CPMF europeia: França taxará de transações financeiras

  O ministro francês de Economia, Finanças e Indústria, François Baroin, confirmou nesta sexta-feira que o país adotará o imposto sobre transações financeiras, em discussão na Europa, a partir do fim deste ano.

O assessor do presidente Nicolas Sarkozy, Henri Guaino, disse a um canal de televisão francês que a implantação do tributo pode ocorrer mesmo sem Berlim.

"Iremos continuar a discuti-lo nos próximos dias e semanas, mas a França está pronta para assumir a liderança nesta questão".

Após o anúncio, o porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert, afirmou, em entrevista coletiva, que o país é contrário à decisão francesa e que o objetivo é criar um tributo comum em toda a União Europeia. Pouco antes, a Itália também pediu à França que não aprove o imposto sozinha.

Na última quarta-feira (4), o ministro francês de Assuntos Europeus, Jean Leonetti, havia anunciado que a taxa seria introduzida até o final de 2012 na União Europeia. O anúncio seria feito em uma reunião em 30 de janeiro entre presidente francês, Nicolas Sarkozy, e a chanceler alemã, Angela Merkel.

Paris já havia anunciado que uma proposta seria apresentada no próximo dia 23 de janeiro. Segundo o governo, entraria em prática em 2013.

Este assunto, relançado por França e Alemanha, foi debatido no encontro do G-20 em Cannes (sul da França) em novembro. Muitos países, dentre eles Estados Unidos e China, são contrários a uma taxa mundial.

As taxas seriam de 0,1% sobre ações e os títulos da dívida e de 0,01% sobre outros produtos financeiros.

Fonte: AFP