Sem categoria

Comunistas venezuelanos reafirmam apoio a Chávez

O Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da Venezuela (PCV) reafirmou o apoio ao processo revolucionário liderado pelo presidente Hugo Chávez, ao aprovar o plano de mobilização partidária para este ano.

“Estamos convencidos de que 2012 continuará sendo um ano de profundos avanços no processo de mudanças, num contexto de lutas e vitórias, o que é plenamente possível na medida em que avance a unidade popular, assim como as lutas dos povos contra o imperialismo”, disse numa entrevista coletiva à imprensa Oscar Figuera, secretário-geral do Partido Comunista da Venezuela.

Figuera saudou a classe trabalhadora mundial e os povos que lutam abertamente contra a criminosa agressão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), de caráter intervencionista, e rejeitou, em nome do partido, a pressão política, econômica e militar que sofre atualmente a nação da Síria.

Por outro lado, avaliou positivamente a decisão do presidente Hugo Chávez de estender a inamovibilidade para todos os trabalhadores, considerando que esta medida inclui todos os trabalhadores, independentemente do nível de renda.

A este respeito Figuera disse que anteriormente os decretos de inamovibilidade protegiam apenas os trabalhadores que ganhavam até três salários mínimos, e agora abrangerão todos. “Todos os trabalhadores têm direito à inamovibilidade no trabalho e a não serem demitidos ou transferidos sem aviso prévio e qualificação de justa causa perante a instância correspondente do ministério que os representa”, disse ele. Em sua opinião, este desenvolvimento é um elemento auspicioso do que deveria ser a nova Lei do Trabalho (LOT), “porque um de seus capítulos é baseado no princípio de estabelecer a estabilidade absoluta, geral e permanente para o conjunto dos trabalhadores”, disse Figuera.

Finalmente, o líder comunista venezuelano anunciou que o PCV vai se somar à mobilização nacional convocada por diferentes setores para 12 de fevereiro, comemoração do Dia da Juventude, quando se manifestará o apoio aos avanços do processo revolucionário e ao papel que o presidente Chávez desempenha.

Prensa Latina