Sem categoria

Cuba tem 99,4% de sobrevivência em idade pré escolar

Cuba concluiu o ano de 2011 com uma taxa de sobrevivência de menores de cinco anos de 99,4% e encabeça junto ao Canadá o primeiro lugar do continente neste parâmetro.

As estatísticas mostram o dado de seis mortos para cada mil nascidos vivos, indicador da sobrevivência desse setor da população nos primeiros anos e o grau de desenvolvimento conseguido pelo sistema de saúde.

Um relatório do Estado Mundial da Infância 2011, que a Unicef publica precisa que os Estados Unidos apresentam uma taxa de oito, seguido do Chile (nove), Costa Rica (11), Uruguai (13) e Argentina (14).

A lista, que fecha com 87 mortos para cada mil nascidos vivos no Haiti, destaca ademais as taxas do México e de El Salvador (17), Venezuela (18), Colômbia (19) e Brasil e Peru (21). Entre as principais causas de morte em nível global de crianças em idade pré escolar encontram-se as diarreias, as doenças respiratórias agudas, o sarampo e o paludismo, destaca o documento.

Em nações desenvolvidas são os acidentes o problema mais comum, precisa o texto.

Cuba, pelo contrário, assinala como principais problemas as deformações congênitas, deformidades e anomalias cromossômicas, os tumores malignos e por último os acidentes.

Prensa Latina