Juventude da CTB aposta na irreverência

O Coletivo da Juventude da CTB gaúcha reuniu-se na última segunda-feira (05/12) para debater sua participação no Fórum Social Temático de 2012, que terá como tema a "Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental". O evento acontecerá do dia 24 a 29 de janeiro de 2012 e será sediado por Porto Alegre e cidades da região Metropolitana – Gravataí, Canoas, São Leopoldo, e Novo Hamburgo.

A CTB Jovem irá promover atividades no Acampamento Intercontinental da Juventude, que será localizado no Parque Harmonia em Porto Alegre. Dentre as atividades previstas está a oficina sobre Juventude e Crise do capitalismo mundial e a culturata com o lançamento do samba-enredo do Bloco da CTB Jovem.

Crise do capitalismo no centro do debate

Para o coordenador de jovens trabalhadores da CTB gaúcha Vítor Espinoza, o tema do Fórum não poderia ser mais apropriado do que a crise capitalista. "Vivemos a mais grave crise do capitalismo dos últimos 80 anos. Precisamos discutir com a juventude o período de falência da chamada globalização neoliberal, bem como a apresentação de uma alternativa a este modelo, que na nossa opinião é um projeto de desenvolvimento nacional com valorização do trabalho e da juventude", afirma. Para ele, está na essência do Fórum a apresentação de modelos alternativos ao estabelecido. "O neoliberalismo está ruindo, mas não cairá sozinho. Cabe ao Fórum ser mais um momento de construção de alternativas para um outro mundo possível para além dessa ordem mundial que agride os trabalhadores e a juventude".

Culturata e samba da juventude e dos trabalhadores

A CTB Jovem também vai cair no samba em plena Harmonia. O Acampamento Intercontinental será palco da culturata de lançamento do samba enredo do Bloco da Juventude da CTB, que está sendo criado pela Escola de Samba Cruzeiro do Sul de Novo Hamburgo. A ideia foi do dirigente do SEEACOM Fábio Flores, que é um dos compositores da escola. "Pretendemos cantar outros sambas de luta do povo e da Juventude, como o samba enredo da Imperatriz Dona Leopoldina sobre a União Nacional dos Estudantes e o samba-enredo da UJS. Vamos fazer o FST cair no samba abrindo o carnaval 2012", anuncia Fábio. A atividade acontecerá antes do carnaval de Porto Alegre, que será nos dias 17 e 18 de fevereiro, e antes dos carnavais da região metropolitana de PoA, que ocorrem em sua maioria no mês de março.

As reuniões do Fórum Social Temático estão acontecendo todas as quintas-feiras às 16h na Assembléia Legislativa.

De Porto Alegre, por Igor Corrêa Pereira