Campus Experimental da Uece inaugura Espaço Nordeste Cidadania

O Campus Experimental de Educação Ambiental e Ecologia da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Pacoti, no Maciço de Baturité, a 130km de Fortaleza, inaugurou no último sábado (07), o Espaço Nordeste Cidadania. Atividades educativas, culturais, sócio-econômicas e de inclusão digital vão beneficiar a comunidade.

O Campus Experimental é vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Uece e foi reestruturado em fevereiro de 2010, numa iniciativa da atual administração. Já é um polo de ações voltadas para o desenvolvimento das comunidades dos 13 municípios que formam a região do Maciço de Baturité. Com a implantação do Espaço Nordeste Cidadania haverá um incremento na forma integrada de trabalhar e fazer desenvolvimento.

De acordo com a assessoria de imprensa da Uece, a parceria com as entidades citadas tem como objetivo realizar atividades sociais, culturais e de negócios para implementar um trabalho socio-educativo, que possibilite a seus participantes alternativas de inclusão digital e social, cultural, bancária – com o CrediAmigo e Agrocredito – , além de formação humana e cidadã. Fortalecerá as ações do Campus na área artístico-cultural e de inclusão social, com ênfase em educadores e educandos, microempreendedores urbanos e rurais, líderes comunitários e artistas da Região.

Projetos

Em menos de um ano, o Campus Experimental já empreendeu mais de 12 projetos voltados para as comunidades da região, além de oportunizar aos estudantes e professores da UECE um espaço para seus trabalhos de pesquisa e extensão, realização de cursos, encontros, seminários, estágios, projetos de permacultura e desenvolvimento comunitário, dentre outras atividades.

Dentre os projetos para o Campus voltados para o desenvolvimento econômico social e ecológico do Maciço de Baturité, o Campus vem atendendo, sobretudo, à socioeconomia da região, priorizando a capacitação da mão de obra local e regional.

A iniciativa é fruto de parceria entre a Fundação da Uece (Funece), Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Instituto Nordeste Cidadania (INEC) com apoio da Fundação Educacional Deusmar Queirós.

Fonte: Agência da Boa Notícia