Sem categoria

Messi é eleito melhor jogador do mundo em 2011

O anúncio acaba de ser feito por Ronaldo, dono de três prêmios de melhor do mundo da Fifa, nesta segunda (9). O argentino Messi concorreu com o português Cristiano Ronaldo e o espanhol Xavi. Neymar ganhou prêmio de gol mais bonito de 2011.´"É uma honra concorrer com dois grandes craques, dos quais sou fã", declarou o brasileiro, referindo-se a Messi e Rooney.

Ruud Gullit apresentou a festa da Fifa, nesta tarde de segunda (9). O holandês ganhou a Bola de Oura da France Football em 1987.

Pelé foi chamado ao palco e aproveitou para convidar. "Essa é a grande festa da família do futebol. Aproveito para convidar a todos para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil".

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, abriu oficialmente o evento com discurso elogioso a Sir Alex Ferguson, técnico do Manchester United. O escocês recebeu prêmio especial da entidade. Blatter ressaltou que o britânico está à frente do Manchester há 25 anos e afirmou que Ferguson tem "sabedoria do futebol e sabedoria da vida".

Ferguson, que completou 70 anos de idade na última temporada, agradeceu. "É uma honra para mim. Tenho muita sorte de ter comandado grandes jogadores e divido esse prêmio com eles. No futebol às vezes você ganha e às vezes perde, o importante é lutar para vencer", afirma o escocês.

Marta perde o reinado

A cantora Shakira, intérprete do tema da Copa de 2010 e namorada do zagueiro Piqué, anunciou a vencedora na categoria melhor jogadora. Venceu a japonesa Homare Sawa, que derrotou a brasileira Marta — campeã nas cinco últimas edições — e se tornou o primeira atleta asiática – homem ou mulher – a ganhar um prêmio da Fifa.

O mexicano Hugo Sánchez anunciou o vencedor do Prêmio Puskas, dado a Neymar, autor do gol mais bonito do ano: Rooney e Messi também concorreram.

O alemão Matthaus, vencedor do prêmio da Fifa em 1991, entregou a Pep Guardiola, treinador do Barcelona, o prêmio de melhor técnico de 2011. "Quero dividir o prêmio com Mourinho, Ferguson e com todos os técnicos ao redor do mundo que amam o futebol."

Guardiola também dedicou o prêmio a Tito Villanova um de seus auxiliares no Barcelona, que recentemente fez uma operação para retirar um tumor na glândula parótida.

Veja a lista de concorrentes de todos os prêmios:

Bola de Ouro:
Lionel Messi (ARG) – Vencedor
Cristiano Ronaldo (POR)
Xavi (ESP)

Melhor jogadora:
Marta (BRA)
Homare Sawa (JAP) – Vencedora
Abby Wambach (EUA)

Melhor técnico:
Pep Guardiola (ESP) – vencedor
José Mourinho (POR)
Alex Ferguson (ESC)

Melhor técnico (feminino):
Bruno Bini (FRA)
Norio Sasaki (JAP) – vencedor
Pia Sandhage (SUE)

Prêmio Puskas – gol mais bonito:
Lionel Messi (ARG)
Neymar (BRA) – vencedor
Rooney (ING)

Fonte: ESPN