Sem categoria

Obras de Picasso e Mondrian são roubadas de museu grego

"Cabeça de Mulher", um óleo de Pablo Picasso pintado em 1939 e "Molino", uma obra do holandês Piet Mondrian, foram roubados na madrugada deste domingo (8) da Galeria Nacional de Arte de Atenas, segundo informações da polícia grega.

Os criminosos, que também levaram um desenho do pintor renascentista Guglielmo Caccia, invadiram o local após desligarem o alarme e forçarem uma porta de emergência, nos fundos. Antes disso, os ladrões provocaram alarmes falsos em diferentes salas, para confundir o vigilante.

A polícia calcula que o crime foi realizado em apenas sete minutos, entre o momento em que os autores do roubo entraram no edifício e a fuga com as peças retiradas.

O vigia de plantão contou que, quando soou o alarme, chegou a ver uma pessoa deixando o edifício e, após inspecionar a área, notou a ausência das pinturas. Uma quarta obra foi abandonada durante a fuga, explicou o mesmo guarda, que a recolheu do chão.

Picasso homenageou a resistência grega

A obra de Picasso, a única do artista espanhol que figura no catálogo da galeria, foi um presente pessoal ao povo grego em agradecimento por sua resistência ao nazismo. Trata-se de um óleo de 56 por 40 centímetros no qual Picasso escreveu: "Para o povo grego. Homenagem de Picasso. Paris, maio 1946".

Já o quadro de Mondrian foi pintando em 1905. A terceira obra é um esboço de Guglielmo Caccia que representa San Diego de Alcalá.

A imprensa aguarda, nas próximas horas, o pronunciamento de Myrsini Lambraki-Plaka, diretor da galeria, sobre os acontecimentos, enquanto isso, a polícia continua a investigação analisando as imagens gravadas pelo circuito fechado de televisão instalado no museu.

A Galeria Nacional encerrou neste domingo (8) uma mostra de obras de nomes como Durero e Rembrandt e o museu tinha previsto permanecer fechado por uma longa temporada devido às obras de ampliação das instalações.

Com agências