Sem categoria

Ahmadinejad inicia hoje visita a Cuba

O presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad iniciará nesta quarta-feira (11) uma visita oficial a Cuba, onde cumprirá uma ampla agenda com o objetivo de impulsionar as relações bilaterais.

Segundo o programa da visita, além de encontros com autoridades cubanas, o líder persa fará uma conferência na Universidade de Havana e fará uma oferenda floral ao herói nacional cubano, José Martí, na Praça da Revolução.

Ahmadinejad chega à ilha em sua terceira escala de um giro latino-americano que o levou à Venezuela e Nicarágua, e incluirá também o Equador.

Segundo representantes diplomáticos de Cuba e do Irã, a visita fortalecerá as relações bilaterais que já são excelentes.

Em finais de 2011, uma delegação comercial cubana realizou várias jornadas de trabalho no Irã, onde revisou com representantes locais os laços econômicos, empresariais e financeiros, assim como as possibilidades de ampliá-los.

Havana e Teerã estabeleceram relações diplomáticas em 1975, as quais começaram a se fortalecer em 1979, com o triunfo da Revolução Islâmica.

O périplo latino-americano de Ahmadinejad – que esteve em Cuba em 2006 para a 14ª Reunião de Cúpula do Movimento de Países Não Alinhados – coincide com uma escalada das tensões entre o Irã e os Estados Unidos, a partir do empenho da Casa Branca em isolar Teerã por seu programa nuclear.

Washington e seus aliados europeus recrudescem suas sanções e incrementam o discurso belicista contra a nação asiática, cujo governo assegura que as ações nesse campo só perseguem fins pacíficos.

Prensa Latina