Sem categoria

Venezuela e Irã aprofundam aliança estratégica

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, recebeu nesta segunda-feira (9) seu homólogo iraniano, Mahmud Ahmadinejad, no Palácio de Miraflores (sede do governo), onde firmaram uma declaração conjunta na qual ratificaram os vínculos bilaterais e se comprometeram a seguir desenvolvendo uma aliança estratégica que beneficie ambas as nações.

Chávez Ahmadinejad - Reuters

“Há vontade de seguir trabalhando juntos, para frear a loucura imperialista que está evoluindo como nunca antes em muito tempo e com um poder terrível, ameaçador”, advertiu Chávez, depois de destacar os avanços da relação binacional, como informou a AFP.

No entanto, Ahmadinejad ratificou a posição clara “contra as potências colonialistas que hoje agridem a democracia e os direitos humanos” e sustentou a vontade de apoio para conseguir o crescimento mútuo dos países.

Também criticou que as potências tentem prejudicar as relações binacionais e garantiu que Venezuela e Irã são “dois povos que resistem às agressões dos arrogantes, e buscamos a prosperidade e o desenvolvimento industrial”, como indicou a Telesur.

A Venezuela e a República Islâmica do Irã têm um intercâmbio comercial que ronda os 5 bilhões de dólares, assim como convênios para estabelecer em terras venezuelanas fábricas de cimento, satélites, alimentos, tratores e bicicletas.

Estados Unidos

A turnê do presidente Ahmadineyad, gerou mal estar no governo estadunidense, a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland, fez um chamado aos países a não aprofundar os vínculos de sugurança e economia com a nação persa, como informou a Telesur nesta terça-feira (10).

Fonte: Gramna