Sem categoria

Chuvas: mais mortes confirmadas e poucas medidas tomadas

 Subiu para 20 o número de mortos confirmados em Sapucaia, centro-sul fluminense, de acordo com a Secretaria Estadual de Defesa Civil do Rio. São vítimas de um deslizamento de terra ocasionado por fortes chuvas na última segunda-feira (9). A tragédia vem comprovar que apesar de todos os anos mortes ocorrerem neste período, quase nenhuma medida é tomada para evitar novas tragédias.

Por meio de nota, a secretaria informou que 19 pessoas morreram em decorrência do deslizamento de terra que atingiu oito casas em Jamapará, distrito de Sapucaia, e uma pessoa morreu soterrada por uma casa que desabou no município. Do total das vítimas, 16 eram adultos (11 homens e 5 mulheres) e quatro crianças (um menino e três meninas).

No ano passado, as enchentes provocaram a morte de mais de 900 pessoas na região serrana fluminense. Em relatório apresentado nesta quarta-feira (11) pelo Crea-RJ (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), apenas oito obras para sanar o problema das mais de 170 áreas identificadas como de alto risco de deslizamento de encostas tiveram início. Porém, nenhuma foi concluída até o momento.

O presidente do Crea-RJ, Agostinho Guerreiro, lembrou que, em agosto passado, quando foi concluído o outro relatório, o panorama era praticamente o mesmo encontrado na última visita, na semana passada. Ele criticou a falta de respeito ao planejamento por parte dos governos brasileiros e citou o exemplo do Japão, que, em seis meses, conseguiu restaurar a maior parte das regiões afetadas pelo tsunami em março passado.

Segundo análise do Crea-RJ, basta que metade da chuva do ano passado caia em 2012 para que haja uma nova tragédia na mesma região afetada em 2011.

Minas

Em Minas Gerais, outro estado que tem registrado vítimas fatais com deslizamentos, o número de cidades que decretaram situação de emergência em função das chuvas não para de crescer. Nesta quinta-feira (12), a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil acrescentou mais dez municípios à lista dos que já estavam nesta condição, elevando para 137 o total.
A Defesa Civil Estadual informa que 192 municípios mineiros já foram afetados pelos transtornos causados pela chuva.

Ao todo, 46.970 pessoas ficaram desalojadas, 3.145 desabrigadas, 119 feridas, três desapareceram e quinze morreram em decorrência da chuva. Já em relação aos danos materiais, 14.851 casas foram danificadas, 425 destruídas, 304 pontes danificadas e 204 destruídas. O órgão soma 2.905.383 de pessoas afetadas em todo o Estado.

Com agências