Sem categoria

Parlamento boliviano analisará propostas feitas na Cúpula Social

A Assembleia Legislativa Plurinacional da Bolívia vai priorizar a transformação do novo Órgão Judicial e as 70 leis propostas pela sociedade boliviana durante a Cúpula Social de Cochabamba, que aconteceu entre segunda-feira (9) e quarta (11).

A recém eleita presidente da Câmara do Senado, Gabriela Montaño, afirmou em entrevista ao jornal Cambio que deverão concluir a transformação do novo Órgão Judicial, bem como assumir a responsabilidade das 70 sugestões de leis enviadas ao encontro nacional, a maioria de âmbito econômico e social.

Leia também:
Cúpula social na Bolívia define nova agenda do país
Bolívia: Cúpula Social define nova agenda de desenvolvimento
 

Segundo a senadora pelo Movimento Ao Socialismo (MAS) no Legislativo existem outros temas pendentes no âmbito político e a organização territorial do Estado.

A nova ministra da Câmara Alta afirmou que as sessões preparatórias para o legislativo deste período ocorrerão durante a próxima semana.

"A partir da minha posse o trabalho imediato é avaliar essas 70 leis que enviadas pelo encontro social e ver quais necessidades são imediatas, quais são de longo prazo, se é possível agrupar em uma só lei várias necessidades, e planificar conjuntamente com a Câmara de Deputados e com toda a bancada do Senado", enfatizou.

Eleição

Médica por profissão, ela foi eleita ontem (12) presidente da Câmara Alta para o período 2012-2013. Montaño substituiu o senador de Chuquisaca René Martínez, que exerceu o cargo por dois períodos consecutivos. Ela declarou que sua eleição respeita a igualdade de gênero e a alternância entre as nove bancadas legislativas do país.

Andrés Villca (Oruro) acompanha Montaño como primeiro vice-presidente; Mary Medina (La Paz), primeira secretaria; David Sánchez (Chuquisaca), terceira secretaria; e o chefe de bancada do Senado é Eugenio Rojas (La Paz).

Entre os desafios que serão encarados neste ano à frente da Câmara Alta, Montaño destacou estar à altura do que requer o país e a tarefa da Assembleia, que é muito árdua para a aplicação da Constituição Política do Estado.

As 70 leis que a cúpula social pede que sejam aprovadas será uma tarefa imensa a ser compartida com a Câmara de Deputados, como fez a presidência do senador René Martínez, de maneira muito clara, decidida e comprometida com o processo de mudança, sublinhou.

Fonte: Prensa Latina