Prefeito anuncia que receberá manifestantes

Na tarde de ontem (12), a Prefeitura de Teresina divulgou nota na tarde anunciando que irá receber entidades estudantis

A Prefeitura Municipal de Teresina divulgou nota na tarde desta quinta-feira (12), o prefeito Elmano Férrer confirmou que irá receber uma comissão de representantes das entidades estudantis que desde o dia 2 de janeiro promovem protestos contra o reajuste da tarifa de ônibus e o modelo de implantação da integração das linhas. A data em que o prefeito receberá os estudantes ainda não foi confirmada.

A Prefeitura de Teresina informou na nota que recebeu pela manhã ofício assinado por diversas entidades com a pauta de reivindicações sobre o sistema de transporte público. De acordo com a nota, Elmano Férrer determinou que sua equipe tome providências para avaliar todos os pontos, mas adianta que entre as cobranças já existem compromissos assumidos pela gestão. O comunicado não dá detalhes sobre quais reivindicações já estariam programadas.

Ontem foi o nono dia de protestos com passeata bloqueando a avenida Frei Serafim e shows musicais na Praça do Fripisa. Os manifestantes cobram redução da tarifa de R$ 2,10 para R$ 1,90 (valor antigo) e revisão no sistema de integração implantado junto com o aumento da passagem, com maior tempo para se pegar o segundo ônibus e gratuidade no último trecho, ao invés de meia passagem.

Confira a nota da Prefeitura:
 

NOTA PÚBLICA
A Prefeitura de Teresina recebeu, na manhã desta quinta-feira, dia 12 de janeiro de 2012, Ofício S/N assinado por representantes da UNE, UBES, DCE/UFPI, DCE/IFPI, DCE/FSA, DCE/CEUT, DCE/CET, UMES, UMEST, CCEP E LVJ e UJS, contendo a pauta de reivindicações de líderes estudantis sobre o Sistema de Integração do Transporte Público Coletivo de Teresina, objeto este que deveria ter precedido qualquer ato promovido por essas instituições, haja vista que a Prefeitura de Teresina sempre esteve aberta ao diálogo e tem tratado o transporte público com transparência e participação democrática da sociedade.

O prefeito Elmano Férrer já determinou aos seus auxiliares as providências para que seja designada a equipe que avaliará com a brevidade necessária, ponto a ponto, cada uma das reivindicações, entre as quais, ressalte-se, há compromissos assumidos por essa gestão e que já constam no planejamento da integração.

Diante disso, a Administração Municipal considera que são desnecessárias manifestações, entendendo que não há motivo para as mesmas, uma vez que os próprios líderes estudantis decidiram aceitar o entendimento, formalizando suas considerações, mesmo que somente no 10º dia após a implantação da 1ª fase da Integração.

Os representantes das entidades serão convidados a participar de uma reunião com o prefeito Elmano Férrer, a ser agendada nos próximos dias, oportunidade em que serão apresentadas as devidas posições.

Teresina, 12 de janeiro de 2012.