Semar conta com Disque Denúncia para fiscalização

A população pode registrar denúncias de crimes ambientais através dos telefones (86) 3216 2038/ 9981 3273.

Dalton Macambira - capa - Jarbas Santana
Agressões contra animais silvestres, nativos ou rota migratória; destruição ou danificação de florestas de preservação; poluição acima dos limites estabelecidos por lei são exemplos de crimes ambientais. E para combatê-los no Piauí, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí conta com o serviço Disque Denúncia – Crimes Ambientais.

No ano de 2011, a Semar superou o número de fiscalização e arrecadou mais de R$ 9 milhões em multas e embargos. “Superamos nossa meta de fiscalização no ano de 2011 graças ao aumento do nosso quadro de pessoal e a expectativa é que este ano as fiscalizações sejam mais intensivas. O governador o Wilson Martins já autorizou a realização do nosso terceiro concurso público, o que nos dará condições de intensificar esse trabalho”, destaca o secretário Dalton Macambira.

No Piauí, os crimes mais comuns são o desmatamento, a produção ilegal de carvão e a existência de matadouros. A população pode registrar a denúncia anonimamente através do Disque Denúncia, sendo necessário apenas que seja dito a localização exata e qual o crime ambiental está sendo praticado.

Dalton Macambira ressalta a importância de a sociedade colaborar com a proteção dos recursos ambientais piauienses, “nós não admitiremos que se utilizem nossos recursos de forma irracional e prejudicial. A ajuda de todos através das denúncias é essencial para o nosso trabalho”, enfatiza.

Entre em contato com Disque Denúncia através dos números:

– (86) 3216 2038 (segunda a sexta-feira de 7h30 as 13h30);

– (86) 9981 3273 – (disponível 24h)

Fonte: www.gp1.com.br