Sem categoria

Argentina: Entra em vigor lei que democratiza acesso a papel-jornal

O governo argentino começou a aplicar a lei que declara que interesse público o papel-jornal. Medida publicada nesta terça-feira (17) pelo Ministério de Economia no Diário Oficial resolveu que a produção de papel-jornal para o primeiro trimestre deste ano deverá ser de 42.500 toneladas e estimou ser necessário importar 20 mil toneladas para atender a demanda local. Essas metas foram fixadas pelo secretário de Comércio Interior, Guillermo Moreno.

No final do ano passado, o Congresso aprovou a lei que declarou de interesse público a produção, comercialização e distribuição de papel para diários. A iniciativa, impulsionada pelo governo, busca garantir o acesso ao papel e um preço igualitário para todos os diários do país.

Leia também:

Argentina democratiza acesso a papel-jornal e acaba com monopólio

A norma também obriga a companhia Papel Prensa, cujos acionistas majoritários são o Clarín e La Nación, com participação minoritária do Estado, a implementar um plano de investimentos a cada três anos para satisfazer a demanda interna.

A resolução estabelece que a empresa deverá apresentar o tal plano em fevereiro. Se os acionistas não cumprirem esta resolução, o Estado poderá intervir para resolver a situação. Assim, a participação estatal aumentaria no capital acionário da Papel Prensa e, com ela, os direitos políticos na empresa.

Com informações do Página/12