Sem categoria

Bolívia, Brasil e Estados Unidos assinam acordo contra as drogas

Bolívia, Brasil e Estados Unidos assinaram, nesta sexta-feira (20), um acordo com os Estados Unidos e o Brasil para reduzir a produção de cocaína eliminando plantios ilegais de coca.

Pelo acordo, os Estados Unidos fornecerão equipamentos e treinamento para a análise de imagens e de outros dados que serão colhidos pelo Brasil, enquanto a Bolívia contribuirá com o trabalho de campo.

O acordo — assinado após meses de negociações — ocorre três anos depois que a Bolívia expulsou a Força Administrativa de Narcóticos estadunidense, órgão do Departamento de Justiça, em meio a acusações de interferência política.

"Esse projeto trilateral tem a prioridade de fortalecer a cooperação internacional na luta contra o narcotráfico, sob o princípio da responsabilidade compartilhada", disse comunicado conjunto divulgado pela internet após a cerimônia de assinatura realizada a portas fechadas na chancelaria boliviana.

Ele que prevê um novo mecanismo de controle para cultivos ilegais de coca, matéria-prima da cocaína, complementa outro convênio assinado simultaneamente entre a Bolívia e o Brasil, pouco mais de dois meses depois de La Paz e Washington decidirem normalizar suas relações.

Com agências