Sem categoria

'Central Operária Boliviana deve recuperar luta revolucionária’

O vice-ministro boliviano de Coordenação com os Movimentos Sociais, César Navarro, convocou a nova dirigencia da Central Operária Boliviana (COB) a recuperar a luta revolucionária, antiimperialista e socialista para os trabalhadores. Em declarações à rede Pátria Nova, Navarro disse que a expectativa do governo de Evo Morales sobre a nova direção dos trabalhadores é que esta esteja à altura do momento histórico que vive o país.

O 15º congresso ordinário do ente sindical desenvolve-se na cidade de Tarija com mais de 700 delegados, e após quatro dias de conflitos internos agora trabalha em seis comissões, política, econômica, social, orgânica, agrária e de regime interno.

Uma das principais demandas dos filiados é a eleição de uma nova diretoria dos trabalhadores.

Navarro assinalou que a COB teve um papel altamente importante, ao ter se declarado baluarte dos princípios históricos do proletariado.

"Esperamos que saia uma diretoria revolucionária, anticapitalista, socialista, à altura dos movimentos históricos que vivemos e não renuncie à demanda salarial, mas que não faça deste tema uma forma de vida", assinalou Navarro.

O vice-ministro de Coordenação com os Movimentos Sociais reafirmou que da assembleia que reúne a classe trabalhadora do país andino altiplânico deve sair uma diretoria à altura do que foi a Central Operária Boliviana.

"A COB é o ente histórico dos trabalhadores bolivianos que teve lideranças como os de Juan Lechín Oquendo, Simón Reis, Édgar Ramírez, que foram dirigentes que trascenderam os limites nacionais para se constituir em referências continentais", reiterou.

Fonte: Prensa Latina