Sem categoria

Gabrielli deixa Petrobrás e é substituído por técnica da empresa

O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, avaliou como positiva a mudança na direção da Petrobras. O presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli, deixou o cargo com pretensões de concorrer às eleições para o Governo da Bahia em 2014. Ele foi substituído pela diretora de Gás e Energia da empresa, Maria das Graças Silva Foster. “A substituição está sendo feita com gente da casa”, destacou o ministro.

A Petrobras divulgou em seu site nota oficial onde informa que “o Conselho de Administração é o órgão responsável pela eleição de seu presidente. O presidente do Conselho de Administração da Petrobras, Sr. Guido Mantega, já manifestou que vai encaminhar como proposta a ser apreciada na próxima reunião do mesmo, a se realizar dia 9 de fevereiro próximo, a indicação da atual diretora de Gás e Energia, Maria das Graças Silva Foster, para presidir a Petrobras”.

A nota diz ainda que “uma vez o assunto em questão seja aprovado pelo Conselho, a Companhia dará ampla divulgação do fato”.

O ministro Edison Lobão, ao comentar o assunto com jornalistas setoristas do Ministério de Minas e Energia, confirmou que o Conselho de Administração é quem vai aprovar as mudanças em sua reunião marcada para o dia 9. Ele destacou que conselho é presidido pelo Ministro da Fazenda e integrado ainda pela ministra do Planejamento, Mirim Belchior e o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann.

O ministro também adiantou que a politica da empresa continuará alinhada a do governo. Ele disse que o plano de investimentos da companhia até 2020, aprovado pelos acionistas no ano passado, pode sofrer algumas alterações com a nova administração, mas “não deve mudar significativamente”.

De Brasília
Márcia Xavier
Com agências