Número de casos de dengue no Ceará tem queda de 79,18%

Neste ano, até esta sexta-feira, 20, há 149 casos confirmados de dengue em oito municípios cearenses. No mesmo período do ano passado já havia 716 casos confirmados. Isso significa uma redução de 79,18% no total de casos, conforme boletim divulgado na tarde desta sexta-feira pela Secretaria da Saúde do Estado.

Além da queda no número de casos, outra informação que chama a atenção no boletim da Sesa é a diminuição de casos graves da doença. Enquanto que nas primeiras semanas de janeiro do ano passado já havia 6 casos confirmados de dengue hemorrágica e ainda 10 casos de dengue com complicação, este ano só existe um caso de dengue hemorrágica confirmado. Em Juazeiro do Norte, no Cariri, está sendo investigado um óbito.

“Apesar da significativa queda no total de casos agora no início do ano, não podemos baixar a guarda no combate ao mosquito Aedes aegypti. Tanto gestores como a população devem reforçar as ações de prevenção e controle da doença”, afirma o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos. Ele lembra que as ações são simples, como fazer pelo menos uma vez por semana uma limpeza dentro de casa em todos os depósitos que possam acumular água e servir de criadores para o mosquito. Aos secretários municipais de saúde, Arruda Bastos alerta para o trabalho continuado dos agentes de endemias na visita casa a casa e da importância da notificação dos casos no controle da dengue.

Na atribuição de fazer o controle do vetor, o Aedes aegypti, a Secretaria da Saúde do Estado iniciou nesta sexta-feira em Juazeiro do Norte, onde há 82 casos confirmados e o óbito que está sendo investigado, a pulverização com inseticida. A operação com sete veículos fumacê será realizada nos 3.800 quarteirões do município em dois ciclos. O objetivo é diminuir o índice de infestação do mosquito para proteger a população, romeiros e visitantes.

Para as secretarias municipais de saúde, continuam valendo os dez passos de combate à dengue:

1. Assegurar a continuidade das ações de controle focal do mosquito, casa a casa, pelos agentes de endemias.

2. Garantir a supervisão de campo das ações de agentes de endemias e a disponibilidade de equipamentos de proteção individual (EPI).

3. Realizar mutirão de limpeza urbana, convocando a população para colaborar, limpando os quintais, principalmente no período que antecede as chuvas.

4. Implantar ou implementar as ações de vedação de caixas d'água com tela ou cimento.

5. Realizar atividade de mobilização social especialmente nas escolas municipais (gincanas, concursos de redação e peças de teatros).

6. Assegurar a notificação imediata de todos os casos para a vigilância epidemiológica.

7. Alertar todos os profissionais da Saúde da Família e da rede hospitalar sobre o diagnóstico e tratamento dos casos de dengue.

8. Garantir o estoque de medicamentos e material de laboratório que permita o diagnóstico e tratamento precoces.

9. Garantir o fluxo de atendimento e referência para pacientes com dengue hemorrágico ou dengue com complicação.

10. Elaborar um plano de contingência para eventuais epidemias.

Como a população pode ajudar no combate à dengue

– manter a caixa d’água completamente fechada para impedir que vire criadouro do mosquito

– jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias etc

– guardar garrafas, para retorno ou reciclagem, emborcadas e em local em que não acumulem água

– colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada

– não jogar lixo em terrenos baldios

– manter o saco de lixo bem fechado e fora do alcance dos animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana

– manter bem tampados tonéis e barris d’água

– não deixe água acumulada sobre a laje

– encher de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta ou lavá-los com escova, água e sabão semanalmente

– lavar semanalmente por dentro, com escova e sabão, os tanques utilizados para armazenar água

– remover folhas e galhos e tudo o que possa impedir a passagem da água pelas calhas

– se você tiver vasos de plantas aquáticas, trocar a água e lavar o vaso, principalmente por dentro, com escova, água e sabão, pelo menos, uma vez por semana

– lavar semanalmente, principalmente por dentro, com escova e sabão, os utensílios utilizados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes, baldes etc.
 
Fonte: Sesa