PCdoB/CE reafirma que disputará a Prefeitura de Fortaleza

 A Comissão Política Estadual do PCdoB/CE reuniu-se neste domingo, dia 22, tendo como pauta principal a conjuntura política e as eleições de 2012. Os comunistas debateram o projeto eleitoral do partido, que tem como objetivo ampliar o número de prefeitos e vereadores da legenda. Destaque da batalha eleitoral no Ceará é a disputa em Fortaleza, onde o PCdoB indica o nome do senador Inácio Arruda.

Leia abaixo o comunicado da direção do PCdoB/CE

 Comunicado da Comissão Política Estadual do PCdoB/CE

Em sua 1ª Reunião Plenária, realizada neste domingo, 22.01.2012, a Comissão Política Estadual do PCdoB/CE debateu sobre o quadro político atual e seus desdobramentos. Além de analisar a batalha eleitoral já em curso, os comunistas também debateram sobre a atuação do partido nos movimentos sociais, as atividades relativas ao 90 anos do PCdoB e a realização dos cursos de formação política da militância partidária.

1. Ao analisar o desenvolvimento da disputa eleitoral que ocorrerá este ano, os comunistas avaliam positivamente a situação que vai se delineando de forma favorável à resolução aprovada na 20ª Conferência Estadual. O PCdoB cearense reafirma que buscará eleger o Prefeito de Fortaleza, reeleger os atuais prefeitos nas cidades de Crateús, Maranguape, Potengi e Farias Brito; eleger o sucessor da prefeita de Graça e eleger diversos outros prefeitos, inclusive em cidades de certo porte, podendo pelo menos dobrar o número de gestores atuais pela legenda. Do mesmo modo, os comunistas avaliam que terão condições de lançar candidaturas a vereador em todos os 154 municípios em que o partido está organizado atualmente.

2. Para obter êxito, no entanto, será necessário que as direções municipais trabalhem intensamente para construir alianças amplas; que promovam reuniões e debates com diversos segmentos sociais com o objetivo de discutir propostas para as cidades e criar uma ampla rede de apoio às candidaturas. Desde já devem criar as condições que assegurarem o sucesso eleitoral.

3. A Comissão Política Estadual saúda com entusiasmo o sucesso da instalação do Fórum Estadual de Movimentos Sociais do PCdoB, bem como a realização do 3º Encontro Estadual de Movimentos Sociais. Nos dois eventos, ocorridos neste sábado, dia 21, mais de cem militantes que atuam nos diversos segmentos debateram a atuação dos comunistas e aprovaram ações que ajudarão a impulsionar as lutas sociais e a defesa de importantes bandeiras políticas mais gerais como a mudança na política macroeconômica, especialmente a queda da taxa de juros; a redução da jornada de trabalho, a destinação de 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a educação e a democratização dos meios de comunicação.

4. A direção política dos comunistas cearenses reforça a necessidade de que a militância partidária promova diversas atividades comemorativas aos 90 anos do PCdoB, que transcorrem neste ano. Neste sentido deverão ser realizados atos públicos, debates, festas, sessões solenes em casas legislativas e outros eventos que destaquem a inigualável trajetória dos comunistas na história do Brasil.

5. Por fim, a Comissão Política Estadual reafirma a importância de reforçar a formação político-teórica dos filiados, permitindo-lhes melhores condições de compreender e intervir na luta política. Neste sentido, até maio, deverá ser realizado um mutirão de Cursos do Programa Socialista (CPS) em todos os municípios, sendo que em Fortaleza de verão ocorrer pelo menos 90 cursos, procurando envolver todos os comunistas que participaram do processo da 20ª Conferência Estadual.

Fortaleza, 22 de janeiro de 2012.

Comissão Política Estadual do PCdoB/CE