Sem categoria

UBM promove duas atividades no FST2012 na quinta-feira

A União Brasileira de Mulheres (UBM) promove duas oficinas no Fórum social Temático (FST) 2012, na quinta-feira (26), participa de mais uma edição do Fórum Social Mundial (FSM). A primeira será às 9h, na Usina do Gasômetro e a segunda, às 14h, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, onde se concentrará grande parte das atividades do fórum, que começa amanhã e vai até o domingo (29).

Com o tema “Crise capitalista e busca por justiça social e ambiental”, o FST vai debater os preparatórios para a Cúpula dos Povos da Rio +20, reunião dos movimentos sociais paralela à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que acontecerá em junho no Rio de Janeiro.

A oficina “Mulher e Participação Política – Avanços e Desafios” será a partir das 9h, na Usina do Gasômetro, e estará inserida na programação do Espaço do Mundo do Trabalho. Participam da atividade a coordenadora de Relações Internacionais da UBM e do Conselho de Direção da Federação Internacional de Mulheres (Fdim), Liège Rocha, a presidente da Associação Gaúcha de Escritores Independentes (Agei), Zaira Cantareli, a secretária de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, Jussara Cony e a integrante do Conselho Diretivo da UBM e presidente do Sindicato da Associação dos Professores da Faculdade Católica de Goiás (APUC-GO), a professora universitária Lúcia Rincón. Os grupos de Saraus e Poesias “Viva Palavra” e “Marias, Amélias e Camélias”, também foram convidados para a oficina.

Assembleia Legislativa

A outra atividade acontece no período da tarde, a partir das 14h, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, chamada “Educação e o Enfrentamento ao machismo, sexismo, racismo, homo/lesbo/transfobia”. Participará Silvana Conti, da Liga Brasileira de Lésbicas (LBL) e UBM; Irene Freire, da direção nacional da UBM e da direção estadual da UBM-PE; além de representantes da Unegro

Parceria

As atividades serão realizadas em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) e União de Negros pela Igualdade (Unegro) e da Liga Brasileira de Lésbicas.

Evento com Dilma

A UBM convoca as mulheres ubemistas a participarem do evento que contará com a presença da presidente Dilma Rousseff e o presidente do Uruguai, José Mujica, no dia 26, às 19h, no Gigantinho, na capital gaúcha. Por fim, convoca as ativistas da entidade para fazer parte da Assembleia dos Movimentos Sociais, que encerrará as atividades do FST no dia 29 de janeiro.

Cúpula dos Povos

A Cúpula dos Povos vai reunir os movimentos e ativistas sociais e ambientais em encontro paralelo à reunião de cúpula das Nações Unidas sobre o desenvolvimento sustentável, a Rio +20. O Fórum Social Temático 2012 conta com mais de 900 atividades inscritas e deve reunir cerca de 40 mil pessoas nas cidades da região metropolitana de Porto Alegre: Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo.

Fonte: UBM