Dilma se reúne com ministros e define agenda de ação para 2012
Com foco no crescimento e no controle da inflação em 2012, a presidente Dilma Rousseff presidiu, nesta segunda-feira (23), sua primeira reunião ministerial. A reunião que começou às 17h17, contou com a participação de 36 dos 38 ministros. Segundo informações, o ministro Garibaldi Alves, da Previdência Social, ainda está de férias, e o ministro Mendes Ribeiro Filho, da Agricultura, está em missão oficial na Europa.
Publicado 24/01/2012 12:44

Na abertura, a presidente informou que cada ministério terá até junho para apresentar um modelo de monitoramento eletrônico, em tempo real, no qual todos os gastos e transações de cada pasta possam ser vistos e cobrados na hora pelo governo. A ideia é aumentar a transparência e evitar fraudes em convênios.
“As ações fazem parte de um projeto revolucionário, progressista, e absolutamente indispensável para a verdadeira reforma do Estado. Não por meio da demissão de servidores ou da perda de direitos previdenciários, mas por meio da gestão de um Estado mais profissional e meritocrático”, disse a presidenta, de acordo com o porta-voz da Presidência da República, Thomas Traumann.
No que se refere a política econômica, o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, informou, após a reunião, que o governo pretende reforçar os investimentos, capitalizar os bancos públicos e manter os programas sociais responsáveis pelo fortalecimento do mercado doméstico. Além disso, Mantega acrescentou que o Brasil continuará com forte geração e distribuição de renda, redução da pobreza, criação de oportunidades, desenvolvimento regional e o fortalecimento do mercado interno.
Com Agências