Sem categoria

Brasília: 2012 é Ano da Valorização como Patrimônio Cultural

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, assinou nesta quarta-feira (25) decreto que institui 2012 como o Ano Valorização de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade. Em março, uma comissão da Unesco virá a Brasília para avaliar com o governo as demandas relativas ao tombamento.

2012 é o Ano da Valorização como Patrimônio Cultural Brasília - viagembrasilia.com.br

Está prevista para o mesmo mês a realização de audiência pública sobre o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB). Após a discussão com a sociedade, o governo mandará o projeto para a Câmara Legislativa, destaca o administrador de Brasília, Messias de Souza.

“O título de Patrimônio Cultural da Humanidade é muito importante para Brasília. Com as ações que estão tendo início hoje, vamos mobilizar todo o governo e a sociedade para que o patrimônio seja preservado da forma mais adequada possível e possa ser usufruído por todos os brasilienses, brasileiros e turistas estrangeiros”, destacou o governador Agnelo Queiroz.

Para o governador, o desafio é promover o desenvolvimento econômico, urbano e sustentável do Distrito Federal, aliado à preservação do patrimônio. “Precisamos gerar emprego e renda ao mesmo tempo em que vamos cuidar do tombamento da cidade. Com o decreto assinado hoje, é isso que vamos colocar em prática”, afirmou.

Em 2012 comemora-se os 25 anos que Brasília tornou-se Patrimônio Cultural da Humanidade, título concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A inscrição ocorreu em 7 de dezembro de 1987.

A capital federal detém a maior área tombada do mundo (112,5km²), sendo o único bem contemporâneo a receber tal distinção. O título é destinado a monumentos, grupos de edifícios ou sítios que tenham um excepcional e universal valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico. A honraria foi criada em 1972 pela Unesco para incentivar a preservação de bens culturais e naturais considerados significativos para a humanidade.

De Brasília
Com informações do GDF