Sem categoria

Conselho de Segurança Alimentar entregará honraria a Lula

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) escolheu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como seu "presidente de honra". O conselho foi criado em 1994, na gestão Itamar Franco, e desativado em 1995. Em 2003, durante o primeiro ano do governo Lula,  foi reativado.

Ele tem caráter de assessoramento ao presidente da República para as questões de alimentação. Atualmente é formado por 57 conselheiros — sendo 19 indicados pelo governo. O título foi dado em dezembro após proposta do conselheiro Malaquias Filho, professor da Universidade Federal de Pernambuco.

"É um reconhecimento a tudo que ele fez pela causa da segurança alimentar e nutricional no Brasil e no mundo", disse o professor. "Pretendemos entregar essa honraria a ele em alguma das primeiras plenárias deste ano, só dependemos da disponibilidade da agenda dele", afirmou o presidente do Consea, Renato Maluf.

No começo do ano, o ex-ministro de Lula José Graziano da Silva assumiu a direção-geral do FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação). Graziano foi o ministro responsável pelo Fome Zero, programa de combate à fome do governo Lula, que teve poucos resultados práticos.

Informações da Folha.com