Sem categoria

Fitch rebaixa notas de Itália e Espanha

A agência de classificação de risco Fitch rebaixou nesta sexta (27) em dois degraus as notas de solvência da Itália, Espanha e Eslovênia, e em um degrau a avaliação da Bélgica e Chipre.

Segundo o site da agência de risco, a nota da Itália caiu de "A+" para "A-", com perspectiva negativa. A nota da Espanha caiu de "AA-" para "A", também com perspectiva negativa. A da Eslovênia caiu de "AA-" para "A", da Bélgica passou para "AA" ante "AA+" e de Chipre caiu de "BBB" para "BBB-", todas com perspectivas negativas.

Atualmente, o rating soberano no Brasil pela Fitch é "BBB".

No início do mês, um dos analistas do grupo, David Riley, já tinha adiantado que isso poderia acontecer. De acordo com ele, a Itália atualmente não possui elementos para constituir uma "confiável rede de proteção" da economia.

Em Davos, no Fórum Econômico Mundial, o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, afirmou que "os mercados estão exagerando o risco da dívida pública e isto pode avançar um pouco mais".

A Itália tem, atualmente, uma dívida pública equivalente a 120% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e já aprovou uma série de pacotes econômicos para equilibrar as finanças.

Fonte: Terra com informações da agência Ansa