Sem categoria

Espanha: maior TV privada anuncia fusão

A maior televisão privada espanhola, a Antena 3, anunciou na quarta (14) uma "possível" união com a mais nova emissora de conteúdo geral, a La Sexta, num processo de fusão por aquisição. Há especulações de que a transação já tenha se efetivado na quinta (15), mas não houve anúncio oficial. O grupo Antena 3 – com quatro canais abertos – ocupa a terceira posição no ranking de audiência (11,3%); o grupo La Sexta é o quarto (6,8%). Com a fusão, o grupo dominará a televisão espanhola.

Em comunicado enviado à Comissão Nacional de Mercado de Valores (CNMV), a Antena 3 explica que a fusão destinará aos acionistas da La Sexta cerca de 14% do capital social da Antena 3.

O Grupo Antena 3 tem como principais acionistas o Grupo Planeta (majoritário com 44,58 % do capital), o RTL Group (20,49%) e o Banco Sabadell com 5,87%. O restante, cerca de um quarto do capital, está nas mãos de acionistas minoritários.

Já a La Sexta – um dos seis canais de televisão de variedades espanhóis – é majoritariamente controlada (51%) pelo GAMP (que integra a Imagina Media Audiovisual, do grupo Arbol e Mediapro); pelo grupo mexicano Televisa (40%) e pelo grupo de investidores Albavision Communicacions (9%).
Momentos antes da divulgação da notícia, a CNMV suspendeu provisoriamente a negociação das ações da Antena 3 na bolsa. Na nota oficial, a Antena 3 explica que as negociações com a La Sexta estão "avançadas" depois de "interrupções" e "suspensões" em várias ocasiões no passado, não tendo ainda sido adotado qualquer acordo formal pelos órgãos de administração das duas empresas.
O grupo Antena 3 – com quatro canais em aberto – ocupa a terceira posição no ranking de audiência (11,3%); o grupo La Sexta é o quarto (6,8%). Com a fusão, o grupo dominará a televisão espanhola.

No passado, o administrador da La Sexta, José Miguel Contreras, havia declarado que a fusão com a Antena 3 era "necessária" dadas as dificuldades que apresenta o mercado publicitário e a forte concorrência com o principal rival, a Mediaset España (controla a Cuatro e a Telecinco).

Esta é a segunda fusão no panorama das televisões de variedades espanholas, depois de, em janeiro de 2011, ter se concretizado, formalmente, a fusão entre a Telecinco e a Cuatro.

A Cuatro foi fundada pelo Grupo Prisa e, em 2009, estabeleceu acordo com o principal acionista da Telecinco (o grupo Mediaset España). Mediante esse acordo, a Cuatro separou-se da Prisa TV e foi comprada na totalidade pela Mediaset (do grupo de Sílvio Berlusconi), tendo a Prisa obtido 18% capital social da Mediaset España e esta, por sua vez, formalizado a entrada nos acionistas do Canal Plus com 22% do capital.

com agências