Sem categoria

Conferência em Cuba olha para o futuro para responder a desafios

Os mais de 800 participantes da Conferência Nacional do Partido Comunista de Cuba (PCC), que se realiza neste fim de semana (28 e 29) em Havana, se comprometeram a levar adiante os Lineamentos da política econômica e social, aprovados pelo Congresso do Partido, realizado em abril último.

Igualmente, se pronunciaram pelo fortalecimento da unidade nacional em torno do Partido e da Revolução e estreitar os vínculos permanentes com as massas, de acordo com informações da Televisão cubana veiculadas no sábado (28).

Em matéria de trabalho político-ideológico expressaram a necessidade de fazer um trabalho criativo, além de sublinhar o interesse de prevenir e combater com rigor toda manifestação de corrupção, indisciplina e ilegalidade.

Os delegados defenderam que é necessário estreitar os laços entre o PCC e a União de Jovens Comunistas (UJC), organização que, segundo opinaram, deverá consolidar a atenção às crianças, adolescentes e jovens.

A conferência em seu primeiro dia foi realizada por meio de quatro comissões: o funcionamento, os métodos e o estilo de trabalho do Partido; o trabalho político e ideológico; a política de quadros e as relações da organização partidária com a UJC e as organizações de massas.

No discurso de abertura da conferência, o segundo secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba , José Ramón Machado Ventura, chamou os participantes a olhar para o futuro para responder aos desafios de cada momento.

Trabalhemos com responsabilidade e o olhar posto no futuro com o propósito de fortalecer as bases do trabalho do PCC, disse.

Machado Ventura exortou a pôr o máximo de empenho para despojar os esquemas mentais obsoletos e a inércia no trabalho partidário. O PCC conta hoje com mais de 800 mil membros.

"Façamos isso convencidos de que não se trata de uma tarefa conjuntural mas algo que deve constituir parte essencial e permanente de nossa atuação como garantia de que o PCC estará sempre à altura dos desafios de cada momento histórico", sublinhou.

A missão desta conferência, assinalou, é precisamente resumir o fruto das opiniões de centenas de milhares de militantes e transformá-las em objetivos de trabalho para garantir o total cumprimento das resoluções do 6º Congresso, de abril passado.

Machado Ventura homenageou o Herói Nacional José Martí, cujo 159º aniversário de nascimento transcorreu neste sábado.

Para lutar pela independência, Martí fundou o Partido Revolucionário Cubano, sem sombra de dúvidas o precursor de nosso Partido Comunista de Cuba, disse.

Prensa Latina