Sem categoria

China estuda maior participação em solução de crise europeia

"A China estuda a possibilidade de uma maior participação nos esforços para resolver a crise da dívida europeia", afirmou nesta quinta-feira (2) o premiê Wen Jiabao pouco depois de dialogar com a chanceler alemã, Angela Merkel.

Isso seria feito mediante entidades como o Fundo Europeu de Estabilidade Financeira e o Mecanismo Europeu de Estabilidade, segundo declarou à imprensa o chefe de governo anfitrião.

Wen acrescentou que a China está disposta a ampliar a comunicação com a Alemanha através dos mecanismos bilaterais de cooperação financeira e a se manter em contato com todas as outras partes com o citado fim.

A chanceler da nação europeia iniciou nesta quinta uma visita de três dias à China com um programa que incluiu uma conferência na Academia de Ciências Sociais.

Nessa ocasião, assinalou que a ajuda da China à Eurozona impulsionará não só essa região, como também a economia global em geral.

Segundo foi informado, Angela se reunirá também com o presidente Hu Jintao, entre outras autoridades.

Amanhã ela viajará a Cantão, capital da meridional província de Guangdong, onde, junto com Wen, participará de um fórum empresarial e visitará uma companhia alemã.

Além do apoio para a solução da referida crise, entre as prioridades desta visita menciona-se o prosseguimento aos acordos atingidos durante as primeiras consultas intergovernamentais, realizadas em junho passado e presididas por ambos chefes de governo.

Fonte: Prensa Latina