Eliana Gomes destaca metas em novo ano legislativo

Um planejamento adequado que abarque o sentido e as perspectivas urbanas para Fortaleza nos próximos anos. Com a reabertura dos trabalhos legislativos da CMFor nesta quarta-feira (01/02), a vereadora Eliana Gomes (PCdoB) destacou, dentre outras questões, a urgência do funcionamento do Instituto de Planejamento de Fortaleza, o Iplanfor.

“Existem questões que deverão continuar, que não se encerraram, mas o Iplanfor e a mobilidade urbana devem ser algumas das prioridades, tendo em vista o crescimento da cidade, que tem cerca de 2 milhões e 500 mil habitantes, e a possibilidade de Fortaleza vir a receber 750 mil turistas durante a Copa do Mundo de 2014”, disse Eliana Gomes. Para a vereadora comunista, o Instituto de Planejamento da capital cearense deverá traçar um plano de reordenamento capaz de planejar a cidade para muitos anos, sendo levada em consideração também a rede sócio-econômica composta pela região metropolitana.

“A ideia do antigo Planefor, de discutir a integração das populações da região metropolitana, deve ser debatida neste novo momento, com nova roupagem para os dias atuais, pois cidades como Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Horizonte e Eusébio tem uma interligações com Fortaleza que atinge seus serviços de educação, saúde, infra-estrutura viária, dentre outras”, afirma Eliana Gomes.

Mobilidade Urbana

Para Eliana, o plano de mobilidade urbana exigirá de agora em diante uma experiência na prefeitura sobre o funcionamento das cidades, sua arquitetura viária e o deslocamento humano através das vias do tráfego dos meios de transporte, da bicicleta ao metrô. “As obras de mobilidade urbana – que deverão ser construídas na cidade nos próximos anos – exigirão do novo gestor do poder executivo conhecimento sobre o funcionamento das cidades, em uma inter-relação entre as pessoas e os serviços públicos, de assistência à população, trabalho, comércio, serviços em geral, escolas, universidades, etc.

Fonte: Assessoria da Vereadora Eliana Gomes (PCdoB)