Mulheres da Casa Abrigo serão inseridas no Qualificopa

As Secretarias de Estado da Mulher e do Trabalho estabeleceram, dia 19, procedimento que visa inserir as mulheres atendidas pelo Programa de Abrigamento (Casa Abrigo) no programa Qualificopa, o programa de qualificação profissional. A união dos dois programas é resultado da política de relacionamento interssetorial da Secretaria da Mulher, que busca a inserção das mulheres, prioritariamente das vítimas de violências, nas políticas públicas do Governo do Distrito Federal.

O Qualificopa, que já atendeu cerca de duas mil pessoas, tem como meta qualificar dez mil pessoas por ano até 2014. A Casa Abrigo atende em média de 20 mulheres por mês, que sofreram violência doméstica e estão sob risco de morte. Os filhos menores também são acolhidos na Casa.

Para que a mulher possa ser abrigada, juntamente com seus filhos menores, por um período de até três meses, é necessário que o caso de violência seja registrado em boletim de ocorrência nas delegacias do Distrito Federal e encaminhado pela autoridade competente (polícia ou Judiciário).

A Casa Abrigo é um serviço previsto no Programa de Abrigamento de Mulheres em Situação de Violência do Distrito Federal. Enquanto permanecem na Casa Abrigo, as mulheres e seus filhos têm acesso a acompanhamento psicológico, pedagógico, jurídico e de assistência social. Necessidades básicas como alimentação saudável, vestimenta, educação, transporte, lazer e segurança são também supridas pelo programa. "Agora estamos trabalhando para oferecer a oportunidade da qualificação profissional para estas mulheres", informa a secretária da mulher, Olgamir Amancia.

A qualificação profissional, reconhecida com um dos caminhos para a autonomia da mulher, além de figurar entre os objetivos da secretaria, foi uma das propostas das Conferências Regionais e Distrital de Políticas para Mulheres, realizadas ao longo de 2011. "Estamos concretizando as propostas que a sociedade e os movimentos de mulheres esperam de um governo que tem os olhos voltados para as questões de gênero", declarou Olgamir.

Qualificopa – A partir de 30 de janeiro estarão abertas, durante duas semanas, as inscrições para a 3ª turma do Qualificopa e podem ser feitas nas Agências do Trabalhador e na Rodoviária do Plano Piloto. Serão oferecidas 2.352 vagas. As aulas estão previstas para começar em março de 2012. Os cursos oferecidos para esta etapa que deverá iniciar em março são: Informática básica, Organização de eventos, Operador de caixa, Montagem de micro, Atendente de consultório, Telemarketing, Garçom, Camareira, Vendedor, Supervisor de hospedagem e Web design.

No diálogo entre os órgãos do GDF, a Secretaria do Trabalho manifestou interesse de ser incluída na Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência, que compõe o Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, cuja repactuação deverá ser assinada em março, pelos Governos do Distrito Federal e a Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres do Governo Federal.

Sônia Corrêa – ASCOM | SEMDF
Com informações da Subsecretária de Políticas Públicas