Crateús investe em Programa de Coleta Seletiva

Aproximadamente R$ 170 mil reais serão investidos por mês no município para o programa que será lançado nesta sexta-feira (03/02), na Escola Municipal Antônio Anízio Frota, no bairro Cidade Nova.

Crateús está sendo mobilizada por meio de campanhas de rádio, panfletos, cartazes, palestras e oficinas de reciclagem para iniciar o Programa de Coleta Seletiva. Membros da Associação dos Catadores estão sendo capacitados para a empreitada, bem como os demais agentes que atuarão na coleta de materiais recicláveis porta a porta inicialmente nos bairros Cidade Nova e no Centro comercial (ruas Moreira da Rocha e Dom Pedro II).

Parcerias

O Programa vem em resposta à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que determina a implementação da Coleta Seletiva e o destino final adequado dos resíduos sólidos.

Para a realização do Programa de Coleta Seletiva, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Crateús (Semam) conta com o apoio da Associação dos Catadores, do Projeto Mata Branca e do Instituto Brasil Solidário que juntos já disponibilizaram ao município um galpão de triagem, além de material para os catadores, prensa hidráulica, balança, caminhão de transporte, ecopontos e material de educação ambiental (cartazes, panfletos, folder e banner).

No lixo seco devem ser colocados plásticos, papéis, metais e vidros. No lixo úmido devem ser colocados restos de comidas, varrição dentre outros. “Com a colaboração da população desses dois bairros conseguiremos êxito”, avalia Wanderley Marques, secretário municipal de Maio Ambiente. Segundo ele, a coleta diferenciada será expandida para os demais bairros da cidade.

Capacitação

Desde o dia 12 de janeiro os catadores estão recebendo capacitação para a realização do trabalho de coleta, que será realizado semanalmente nos dois bairros (uma vez no bairro Cidade Nova e três vezes no centro) e para a abordagem à população. “Todo o processo está sendo transmitido para eles a fim de que estejam preparados para o contato pessoal com as pessoas nas residências, educando e mostrando como deve ser feita a separação dos materiais em casa e a importância da ação para o meio ambiente”, ressalta. Além dos catadores, alguns professores e jovens do Programa Pró-Jovem atuarão na coleta e educação ambiental junto à população.

Processo

Uma prestação de serviço relevante é oferecida pela internet , informando sobre como proceder com a reciclagem dos resíduos sólidos e descarte dos materiais sépticos ou perigosos. Uma definição unânime é que coleta seletiva de lixo é um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas. Desta forma, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos).

Este último tipo de lixo é descartado em aterros sanitários ou usado para a fabricação de adubos orgânicos. No sistema de coleta seletiva, os materiais recicláveis são separados em: papéis, plásticos, metais e vidros. Materiais como pilhas, baterias de celulares, placas de computadores devem ser destinados para locais especiais, a fim de que haja o descarte.

Os lixos hospitalares também merecem um tratamento especial. Desta forma, são retirados dos hospitais de forma específica, de forma segura, e levados para a incineração em locais que não ofereçam riscos.

Fonte: Prefeitura de Crateús