Prefeitura de Caxias não paga férias e SEPE convoca manifestação

 O prefeito de Duque de Caxias, Zito (PP), desrespeitou os seus servidores e não saldou o pagamento do terço das férias. O Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE) está convocando um ato de protesto para a próxima segunda feira, dia 06 de fevereiro, às 16h, na Praça Roberto Silveira, no centro de Duque de Caxias.

 Depois de atrasar o pagamento de dezembro, divulgar que o pagamento de janeiro só será feito nos dias 06, 07 e 08 de fevereiro, a prefeitura informou que não fará o pagamento das férias aos profissionais da educação. Além disso, os funcionários das firmas vivem um verdadeiro mar de incertezas: o pagamento de dezembro atrasou, o décimo terceiro ainda não saiu (alguns receberam apenas parte dele) e não há qualquer previsão para o pagamento de janeiro. Enquanto isso, a cidade está sem coleta de lixo, com a saúde pública sem recursos e as escolas sem as prometidas obras. Mesmo com todo este caos, o prefeito Zito autorizou mais um aumento no preço das passagens, curiosamente, o reajuste foi concedido após as empresas de ônibus terem feito doações de brinquedos, que foram distribuídos pela prefeitura.

Os manifestantes, revoltados com a administração do prefeito Zito, afirmam a necessidade de juntar a população do município nas ruas e demonstrar toda a insatisfação. Ainda cobram uma explicação nos gastos da prefeitura, com um orçamento público de mais de R$ 2 bilhões.

Além da manifestação, o SEPE prepara uma ação para cobrar o pagamento imediato das férias e uma representação no TCE (Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro) questionando os contratos com as firmas que deixam trabalhadores sem pagamento.